Brand-News Publicidade 1200x90
09/05/2022 às 16h27min - Atualizada em 09/05/2022 às 16h27min

Mãeeeeeee!

Jornalista, publicitário, escritor e professor universitário
[email protected]
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
C
Quando chegamos e abrimos pela primeira vez os nossos olhos, ela está lá a nos receber com o sorriso mais sincero e o abraço mais forte que veríamos em nossas vidas. Naquele momento, embora não compreendamos o significado das palavras, a nossa sabedoria de criança entende os gestos e as expressões dela a nos dizer: “Eu te amo. Você é a pessoa mais importante do mundo”. É o nosso primeiro encontro com a palavra “amor”, que, tempo depois, quando a maturidade nos aproxima do real significado das coisas, compreendemos que “amor” é o sinônimo mais completo para a palavra “mamãe”.
Após o nosso nascimento, dias ou meses depois, aquela palavra de apenas cinco letras, é a primeira que pronunciamos e que, por milhares de vezes, voltaríamos a repeti-la.
O certo é que a palavra “mamãe”, balbuciada em nossos primeiros dias, passa por mudanças no decorrer de nossas vidas. Na juventude, a vida nos convida a viver as ruas e nossa pressa reduz as palavras. “Mamãe” perde então algumas letras e vira apenas “mãe”. É sintomático: ao aceitar o convite do que é passageiro, perdemos a compreensão do que é eterno. Como não temos tempo a perder, perdemos o tempo de conviver com quem mais nos dedica seu tempo.
Não importa: ela continua lá, a orar em nossas despedidas, a esperar pelo nosso retorno. Os dias passam e viramos adultos. O trabalho nos consome, a responsabilidades nos suga, construímos nossa família. Mãe então passa a ser aquela que gera nossos próprios filhos. Daí então, quem nos gerou passa a ser chamada de “mãezinha”, ou mesma de “vó”, já que os cabelos brancos a identificam nas fotos com os netos. Neste período já não frequentamos mais a casa da “vó”. Ah, sim, nos finais de semana, passamos por lá para um almoço breve, ou então, no Dia das Mães, cumprimos a agenda, ao levar flores e aquele abraço rápido. Ás vezes, quando nos sobra tempo, um telefonema rápido buscando saber rapidamente que, claro, está tudo bem com ela.
Sim, notamos: ela já não é mais a mesma. Os seus passos estão mais lentos e a dificuldade para nos ouvir, por vezes, nos deixa impacientes. Contudo, embora a vida dela esteja mais lenta, ela continua ali, na cadeira da “vó”, a fazer seu tricô e a nos esperar para aquele abraço rápido, o sorriso rápido, a conversa rápida.
O tempo, sempre ele, avança como o vento e varre a vida. Ficamos velhos e contabilizamos as ausências. Olhamos para um álbum de retratos e lá está ela com o seu sorriso de mamãe, seu carinho de mãe, seu olhar de mãezinha e a sua sabedoria de vó. Neste instante, ao tentar conter as lágrimas, no mais profundo de nosso coração, uma voz explode, ecoa e suplica ao universo: “Mãeeeeeeeee!”





 *O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.