Brand-News Publicidade 1200x90
22/12/2021 às 16h30min - Atualizada em 22/12/2021 às 16h30min

Como o Instagram virou o “passaporte da vacina” no Brasil

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
,
Fotos que mostram o momento da vacinação têm ajudado a liberar a entrada em muitos estabelecimentos no Brasil
 
Se você não tem um registro no Instagram do momento em que recebeu alguma dose da vacina contra COVID-19, pode se considerar um verdadeiro eremita digital. Ao longo de 2021, as timelines ficaram apinhadas de fotos celebrando a chegada dos imunizantes. 
Porém, as imagens de agulha no braço, da carteirinha de vacinação e de alegria com personalidades e funcionários da saúde - como o Zé Gotinha - se tornaram mais do que uma publicação: elas estão sendo usadas para entrar em estabelecimentos e eventos na retomada das atividades. Em outras palavras, o Instagram virou o verdadeiro “passaporte da vacina” no País.  
A estratégia já foi usada por Anderson Souza, ator de 25 anos, para entrar em uma festa na cidade do Rio de Janeiro. Já na fila e sem conseguir baixar o app do SUS por conta de uma bateria com pouca carga, Souza tentou a entrada na boa e velha lábia: perguntou para os funcionários na portaria se podia mostrar a foto que tirou recebendo a vacina contra a COVID-19 - e se surpreendeu por saber que a ‘gambiarra’ era aceita.
Para Ludmilla Brandão, 25, a foto foi usada para entrar em um cinema de Teresina (PI). “Eu até baixei o app do SUS na hora e tentei entrar, mas não foi possível cadastrar. Fiquei tentando até a hora entrar no filme, mas não deu certo. Então, eu tentei mostrar a foto como alternativa e aceitaram”, explica.
Eles não são os únicos. Apesar de poder ser acessado por aplicativos do governo, como o Conecte-SUS, e de poder ser apresentado fisicamente, a comprovação pelo “book da vacina” entrou no rol do “jeitinho brasileiro”. 
O “book da vacina” ganhou um empurrão extra depois que o Conecte-SUS, app do governo federal de validade da imunização, foi hackeado junto com outros sistemas do Ministério da Saúde.
E você? Postou no Instagram quando recebeu a vacina?


FONTE: Estadão



*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.