Brand-News Publicidade 1200x90
24/11/2021 às 14h35min - Atualizada em 24/11/2021 às 14h35min

De gota em gota o copo extravasa

Dra. Camila Beltrame - Médica endocrinologista
[email protected]
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Pexels
Bom dia, queridos leitores do Brand-News.
Quero hoje uma conversa de consciência, aproveitando que estamos iniciando as comemorações de final de ano.
Hoje, em especial, atendi uma paciente no consultório que referia o seguinte: Doutora, preciso de ajuda para emagrecer, não consigo mais sozinha. Tenho uma filha de 4 anos e não consigo mais brincar com ela. Estou 35 quilos acima do meu peso. Mas confesso, faço tudo errado. Sou sedentária, como muito mal, bebo cerveja todos os dias. Mas já estou mudando tudo, a partir de hoje.

Olho com muito carinho para ela e sorrio - com os olhos -, benfeitoria que a pandemia me ensinou.
Seguindo a consulta, perguntei o que ela estava providenciando de mudanças. Ela me disse: Hoje inicio atividade física na academia - sorri de volta. Conversei com meu marido para mudarmos a alimentação de nosso lar - sorri novamente. Disse pra ele, doutora, que bebida agora, só final de semana.
Levantei uma sobrancelha e perguntei: O que é final de semana para vocês? Ela disse: Sexta, sábado e domingo. Emendei: E quanto de bebida vai nesse final de semana? Ela: Ah, pouco mais de 12 latinhas.
O meu sorriso foi embora de vez.
 
Parti para o desenho e para a explicação: DE GOTA EM GOTA O COPO EXTRAVASA.
Foi exatamente o que disse pra ela. Não adianta fazer tudo certinho de segunda a quinta, se o seu final de semana supera e muito o valor calórico que você consumiu com exercício e economizou com a alimentação.
Sim, uma cervejinha a mais ou a menos faz diferença. Sim, uma sobremesa a mais faz diferença. Escolhas fazem diferença – afinal, é de gota em gota que o copo extravasa.
A soma de todo esforço é o que traz o resultado a médio prazo.
 
E ela me perguntou: Mas doutora, e as festas de final de ano? Não vou poder comer nada? Respondi: Uma questão de planejamento, minha querida, podemos tudo, desde que tenhamos planejado pra isso.
Se eu sei que tenho algo importante a comemorar, vou compensar de outra forma: na quantidade, no gasto calórico a mais com atividade física, enfim.
 
Podemos tudo, desde que não seja frequente e em grande quantidade. Isso é planejamento.
 
Após uns 50 minutos de consulta - com muito prazer e tranquilidade -, perguntei se ela havia entendido todo o processo, a necessidade de dedicação e de abdicar de algumas coisas para obter os resultados.
Enfim, foi a hora dela sorrir de volta: Sim doutora, muito obrigada! Vamos juntas nessa caminhada.
 
Espero que isso faça sentido pra você em sua necessidade de hoje. Afinal, o gota em gota vale para qualquer situação da vida - positiva ou não.  
Estou à disposição, caso precise de algo. Um abraço cheio de afeto. Até breve, se Deus permitir.

 
 


*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.