Brand-News Publicidade 1200x90

Livros & leitores

29/04/2025 16h15 - Atualizado há 2 dias
Livros & leitores
Foto meramente ilustrativa - Reprodução Google

 

A Câmara Brasileira de Livros, em seu Panorama Editorial, divulgou uma pesquisa sobre a Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela FIPE - Fundação de Pesquisas Econômicas. O resultado obtido apontou uma queda nas vendas de livros equivalente a 10,1%. Com isso a produção decresceu em 11% na quantidade de exemplares impressos, equivalendo a 43,4 milhões no período em dez anos.

Os dados apontam que foram editados 46.830 títulos, sendo que 14.640 exemplares corresponderam a novos ISBN’s - International Standard Book Number - sistema internacional padronizado que serve para identificar numericamente os livros segundo o seu autor, o país e a editora. Levando-se em conta o faturamento total, incluindo o setor mais efetivo - que é a venda para o Governo - o campo editorial teve queda de 4,5%, fato que vinha acontecendo há cinco anos.

Ainda segundo o levantamento da FIPE, as categorias de obras que mais tiveram queda nas vendas foram os livros de Direito; Medicina; Farmácia; Saúde Pública e Higiene; Ciências Humanas e Sociais; Economia, Administração e Negócios; Línguas e Linguística.

Os registros apontam que as livrarias físicas venderam menos, enquanto as virtuais tiveram um crescimento razoável. Além disso, outro setor que desenvolveu foi o dos Clubes de Assinatura de livros. A pesquisa não apontou a venda através de feiras de livros, mas creditam aos distribuidores o comércio de, pelo menos, 40 milhões de exemplares, significando um crescimento percentual de 17% no setor.

O certo é que o mercado de livro deverá repensar suas estratégias, pois essa retração - a despeito da situação econômica por que passa o Brasil - implica em atingir as duas pontas mais sensíveis neste comércio: o escritor que não tem o devido apoio para publicar, e o leitor que não tem como comprar.

E, ainda lembrando, é sabido que o escritor acaba, por falta de incentivo e espaço, pagando pela edição - geralmente de pouco mais de 100 exemplares - do seu livro

                                                         

Por Hugo Pontes - Professor, poeta e jornalista
E-mail: [email protected]


Notícias Relacionadas »