Brand-News Publicidade 1200x90

Nova geração do café, passeios turísticos e degustações guiadas vão movimentar a terceira edição do Andradas Café Festival

23/04/2025 15h55 - Atualizado há 12 horas
Nova geração do café, passeios turísticos e degustações guiadas vão movimentar a terceira edição do Andradas Café Festival
Erivelton Siqueira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura de Andradas, convida para o evento

 

Evento começa no feriado de 1º de maio e contará com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia, cultura e muita degustação gratuita de cafés

De 1º a 4 de maio a cidade mineira de Andradas recebe a terceira edição do festival de cafés especiais. Em um movimento que une a sabedoria de gerações e o olhar inovador da juventude, o evento trará como tema A Nova Geração do Café, reunindo produtores, baristas, especialistas e amantes do café em uma programação repleta de experiências.

“O Andradas Café Festival é muito mais do que uma celebração do nosso café: é um encontro de gerações, saberes e futuros. Ver a juventude se engajando com tanta paixão na produção de cafés especiais é uma prova de que a tradição pode, sim, caminhar lado a lado com a inovação. Para Andradas, é uma honra ser palco desse movimento que valoriza nossa cultura, impulsiona a economia local e planta as sementes de um amanhã ainda mais promissor”, destaca a prefeita Margot Navarro Graziani Pioli.

Conhecida pelas montanhas e pela tradição no vinho, Andradas, município mineiro, na Região Vulcânica, se destaca, cada vez mais, no cenário nacional dos cafés especiais. Com altitudes ideais, clima favorável e histórias no campo, a cidade tem se tornado referência ao unir famílias produtoras ao protagonismo de jovens que estão mudando o futuro do café. O resultado vai muito além da xícara: movimenta o turismo, a gastronomia, o empreendedorismo e reforça a conexão entre o campo e a cidade.

O Andradas Café Festival é um convite para viver a cidade com todos os sentidos. Durante os dias de programação, Andradas se transforma na capital do café do Brasil e do mundo e em um palco de experiências que conectam o público ao universo do café através de palestras, degustações, workshops e campeonatos.

“O evento é uma vitrine da cultura local: além do café, teremos workshops, aulas-show de gastronomia e vivências que aproximam o público da essência da cidade e da bebida que consumimos. Mostrar o café como experiência, e não só como produto, ajuda a construir uma identidade única para Andradas”, aponta Ulisses Oliveira, responsável pela curadoria do evento. 

 

Muito conteúdo e passeios gratuitos
A programação envolve desde campeonatos até aulas-show com diversas áreas simultâneas, como o Espaço do Produtor (Senar/ FAEMG/Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Andradas) Espaço Sebrae, Palco Principal e Espaço Competição. Dentre as atrações, o Andradas Café Festival convidou o Campeão Brasileiro de Cup Tasters (Prova Profissional de Café), Bruno Megda, que estará presente com demonstrações de provas de café ao longo dos dias. Também o evento traz temas relevantes para o público como cafeicultura regenerativa, rota turística, comercialização de cafés e muito mais. 

No primeiro dia de evento, feriado do Dia do Trabalhador, o público terá a oportunidade de conhecer produções de café na região, com a Rota Turística de Andradas, durante o dia todo. A abertura oficial do festival será às 19h com a palestra A nova geração e os cafés especiais, com o especialista em café Paulo Rica. A programação de 02 a 04 de maio inicia às 9h.

 

Competições de café

O evento trará mais uma edição do Desafio Koar - no qual o competidor prepara o café filtrado nesse método brasileiro e é avaliado por juízes. O campeão ganha vaga na Copa Koar Brasil. Também está programado o Campeonato Regional de Torra by Atilla, no qual os mestres de torra serão desafiados a torrar com perfeição o café especial disponibilizado pela organização de forma a extrair o máximo do potencial qualitativo da bebida. O vencedor ganha vaga para a final do campeonato Torrefação do Ano Brasil, organizado pela empresa Atilla, em Belo Horizonte (MG). E ainda o Desafio Cup Tasters, no qual o provador deve identificar qual xícara contém o café diferente usando apenas olfato e paladar, em oito sequências com três xícaras cada uma. O objetivo é desenvolver e desafiar os profissionais para prepará-los para o campeonato oficial, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Dentre as novidades está a ação nas escolas locais que receberão uma competição de fotografia e vídeo com o tema café, e uma Oficina Koar e os mini baristas, que poderão preparar o café no método pernambucano. Os nove melhores em cada categoria irão para o Pavilhão do Vinho, nos dias do evento, para preparar o café. O Festival conta, também, com uma parceria com o sistema Faemg/Senar para o curso do jovem agricultor da cafeicultura, com duração de oito meses; serão 40 vagas e os jovens serão anunciados ao longo dos 4 dias.


FONTE: FONTE E FOTOS: Proença Comunicação - [email protected]
Notícias Relacionadas »