Brand-News Publicidade 1200x90

Pelo terceiro ano consecutivo, MEC confirma UNIFAE como Melhor Centro Universitário Municipal do Brasil

23/04/2025 15h33 - Atualizado há 14 horas
Pelo terceiro ano consecutivo, MEC confirma UNIFAE como Melhor Centro Universitário Municipal do Brasil
Fachada aérea da UNIFAE, avaliada pelo Inep/MEC como o melhor Centro Universitário do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

 

A UNIFAE recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), o que novamente a coloca como o melhor Centro Universitário público municipal do Brasil.

O resultado foi divulgado no dia 11 de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A partir dos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e de outros dados oficiais, são calculados os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, entre eles o IGC avaliados da Instituição de Ensino.

Além de subsidiar a definição de políticas públicas e os processos de autoavaliação institucional, os resultados do IGC são utilizados como requisito, critério seletivo ou de distinção: nos processos de supervisão e regulação da Educação Superior; na definição da matriz orçamentária da rede federal de Educação Superior; na autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância; e em programas e políticas públicas do Governo Federal.

Entre os cursos avaliados, destaque para a área de Saúde da UNIFAE. Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia também receberam a nota 4 no CPC (Conceito Preliminar do Curso), que é o indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Todos foram avaliados na prova do Enade, em novembro de 2023.

“É importante destacar que nossos números estão à frente de grandes instituições de educação superior, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a PUC Minas, a Universidade de Brasília, entre outras. Isso mostra a grandiosidade da conquista e o caminho que estamos percorrendo para que, a cada ano, possamos melhorar na evolução da UNIFAE”, comenta a Profa. Dra. Alice Orrú, Vice-Reitora.

Esse cálculo é feito com base na avaliação de desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta - corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos -, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Para o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, mais uma grande conquista. “Professores, corpo administrativo e alunos têm enorme participação nesse resultado, em números que foi muito melhor que no último ano. Foi uma grande evolução de todos os envolvidos, o que mantém nosso Centro Universitário num patamar extremamente avançado de qualidade e inovação”, destaca o Reitor.


FONTE: FONTE: Assessoria de Comunicação UNIFAE - [email protected] - FOTO: Ascom UNIFAE
Notícias Relacionadas »