A Banda Marcial do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza está participando da II Copa América de Bandas e Fanfarras - Virtual, representando Poços de Caldas e o estado de Minas Gerais. Esta competição latino-americana reúne, além do Brasil, bandas de outros sete países, promovendo um intercâmbio cultural e musical enriquecedor. O evento é realizado pela Associação de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (ABANFAESC). Gilberto Orsi, presidente da entidade, destaca a importância deste campeonato: “A Copa América internacionaliza as competições de bandas e fanfarras, valorizando e preservando essa rica tradição cultural.”
Em Minas Gerais, a ABANFAESC é representada por Douglas Danilo, coreógrafo voluntário da Banda Marcial do Colégio. Ele ressalta que participar de um campeonato de nível internacional é um grande desafio e uma oportunidade única de aprendizado para todos os envolvidos.
Douglas explica como funciona a competição virtual. “Nós gravamos os vídeos aqui na cidade, no colégio e em pontos turísticos, daí encaminhamos para a organização, que avalia os vídeos e depois divulga os resultados em uma live.”
“É um orgulho os alunos do colégio poderem participar de uma competição tão importante e também continuarem a tradição de formação de músicos que acontece através da Banda Marcial”, destaca a diretora do colégio, Ana Cláudia.
Mestre Bucha, regente da banda, lembra que “a Banda do Colégio sempre esteve presente em diversos campeonatos e possui um repertório diversificado que promete encantar os avaliadores”. Bucha ainda ressalta com satisfação que Douglas Danilo, coreógrafo, e Priscila Lima, mor, foram selecionados para também participarem como jurados nessa edição. “Nosso trabalho é referência e ter dois componentes integrando o corpo de jurados, representando Poços de Caldas e o Colégio Municipal, é sempre motivo de muito orgulho para nossa banda.”
O músico Marcos Basso compartilha sua empolgação: “Disputar uma Copa América é uma experiência única. Já participamos de uma competição sul-americana, onde trouxemos diversas premiações para Poços, e acreditamos que neste campeonato não será diferente. Estamos preparados para competir em todas as categorias previstas no regulamento”. A rotina de ensaios foi intensificada, com a banda se dedicando a uma apresentação dinâmica e tradicional.
A Banda do Colégio Municipal possui um extenso currículo, com diversas premiações em campeonatos locais, estaduais e nacionais, além de conquistas em competições sul-americanas. A expectativa é alta para o desempenho na Copa América.