Premiação promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) destaca 12 projetos inovadores das prefeituras mineiras em quatro eixos da administração pública; case da CITUR foi indicado pela prefeitura de Poços para participar do Prêmio AMM
A “Concessão de Uso do Circuito Turístico Integrado de Poços de Caldas” está entre os 12 projetos finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025. De acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM), o projeto alia os interesses privados à manutenção e preservação de bens públicos e atrativos naturais, a fim de situar Poços de Caldas no cenário do turismo nacional, configurando-se como um bom exemplo a ser replicado em outros municípios e estados, como modelo de gestão sustentável, qualificada e profissionalizada.
Trata-se de um de um “modelo de concessão inovador”, nas palavras da AMM, que resultou na criação de um circuito que integra quatro equipamentos turísticos da cidade: Complexo Cristo Redentor (teleférico e a rampa de voo livre), Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Complexo Turístico Véu das Noivas.
De acordo com a AMM, a equipe técnica responsável por cada eixo do Prêmio entrará em contato com os responsáveis pelos 12 projetos selecionados, conforme previsto no edital, para o agendamento das visitas técnicas de validação das práticas inscritas. A entrega da premiação será na tarde do dia 6 de maio, terça-feira, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), evento que reunirá gestores e especialistas para promover a troca de experiências e fortalecer a gestão pública municipal.
O objetivo da premiação é demonstrar que é possível inovar na gestão pública municipal, transformando projetos de políticas públicas bem-sucedidas em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados concretos, que contribua para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é mais do que uma honra: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão e nas transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficaz”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius.
As Comissões Julgadoras do Prêmio foram formadas por representantes técnicos da AMM, órgãos do Governo Estadual, instituições acadêmicas e/ou entidades parceiras, envolvendo profissionais atuantes na área de gestão pública municipal.
CONFIRA OS FINALISTAS DO PRÊMIO AMM 2025:
. GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Educa Móvel: Educação em Movimento, de São Sebastião do Paraíso
Projeto Vozes Literárias - Jovens Escritores Rio Piracicaba
Projeto Além dos muros da escola, de Ipatinga
. GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
Projeto Recicla aos montes, de Montes Claros
Projeto Sabão Ecológico, São Gonçalo do Rio Abaixo
Projeto Viva Patos, Patos de Minas
. GESTÃO DO TURISMO
Rotas Turísticas da Serra do Cipó, de Santana do Riacho
Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, de Uberaba
Concessão de Uso do Circuito Turístico Integrado de Poços de Caldas
. GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Comdesp - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Planejamento, de Curvelo
Selo Empresa amiga da mulher Patos de Minas
Venda mais para o município, de Prata