Vivemos em uma era da policrise. Isto é, estamos em meio a incertezas econômicas, divisões políticas cada vez mais intensas, sentindo os efeitos do desequilíbrio climático, do aumento da desigualdade, de tensões pró-guerra em diferentes partes do mundo e lidando com um fluxo de informações cada vez maior diariamente. Assim, questões de saúde mental, emocional e física se exacerbam neste contexto mais complexo, desafiador, tecnológico, conectado, caótico e de alta pressão em todos os sentidos.
Lidar com todas estas situações que afetam nossas jornadas individuais e coletivas não é tarefa fácil. Por isso, é preciso discernimento para escolher caminhos e tomar decisões de vida e carreira. Em meio a tantas possibilidades, irei compartilhar 5 competências fundamentais de serem exploradas por cada um de nós nesse “Mundo BANI”. Ou seja, um mundo frágil (brittle), ansioso (anxious), não linear (non-linear) e incompreensível (incomprehensible).
Recapacitação (Reskiling): quase uma reinvenção de si mesmo, buscando se desenvolver em tempo real, abrindo mão das velhas certezas e vivenciando o papel de um eterno aprendiz. Dica prática: começar explorando novos conteúdos que irão agregar ao seu desenvolvimento durante 30 minutos do seu dia.
Agilidade não apressada: capacidade de agir rápido, mas com planejamento, entendendo os riscos e impactos das ações. Dica prática: definir 3 objetivos que deverão ser alcançados no dia antes de iniciar suas atividades.
Fazer menos e melhor: ter foco e propósito para saber identificar quais ações realmente valem a pena. Dica prática: usar o modelo de 4 ações do livro “A estratégia do Oceano Azul” para refletir sobre suas tarefas e o que deve ser reduzido, elevado, eliminado e criado.
Resiliência evolutiva: habilidade de superar e aprender com os desafios e tornar-se melhor do que era antes. Dica prática: separar 1 hora da semana para refletir sobre o que você deve parar, começar e continuar quando o assunto são seus aprendizados.
Cocriação e prototipagem rápida: competência para explorar sua criatividade em construir e desenvolver coisas novas, bem como se conectar com outras pessoas na criação. Dica prática: uma vez por semana, definir um desafio que gostaria de superar e elaborar 3 possíveis caminhos diferentes para resolver a questão. Escolher um para testar e aprender com o processo.
Agora, é hora de iniciar as mudanças para sua carreira. Cuidado com pensamentos intrusivos como “não tenho tempo para isso” ou “não preciso disso, está tudo certo” - ambos são claros sinais de que a transformação é imprescindível. Até a próxima.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores