02/07/2024 às 16h31min - Atualizada em 02/07/2024 às 16h31min
Café coado, tostadas e os encantos do vilarejo
Lauro A. Bittencourt Borges - cronista gastronômico, viajante compulsivo e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista
Instagram: @lauroborges
Lauro e Josiane Borges na Casa João de Barro, no bucólico Bairro Alegre, em São João da Boa Vista (SP)
Durante a pandemia, muitas pessoas adquiriram o bom hábito de tirar os calçados antes de entrar em suas casas. Sapateiras, então, passaram a ser utilizadas para que os sapatos ficassem nos ambientes de entrada das residências. Mirando nesse nicho de mercado, num momento de crise, o arquiteto João Paulo Reinato se associou ao pai, Mauri, serralheiro reconhecido, para fabricar as peças. Beleza e qualidade impulsionaram as vendas do produto que mesclava harmonicamente ferro e madeira.
O negócio cresceu rápido e o portfólio foi ampliado para modelos múltiplos, domésticos e comerciais, de mobiliário. O estilo ferro e madeira permaneceu como marca da João de Barro Móveis. Desse incremento, veio o inevitável showroom. Clientes, encantados com o charmoso imóvel no bucólico Bairro Alegre, onde os móveis eram exibidos, sugeriam o tempo todo: “João, por que não agregar um café a esse espaço delicioso?”.
A família encampou a ideia e o time foi reforçado. A mãe Ana chegou para comandar a cozinha. O brother Mauri Júnior também embarcou com a esposa Taciane no empreendimento, que ganhou um novo nome: Casa João de Barro.
Na pitoresca comunidade distante do Centro de São João da Boa Vista (SP), a casinha avarandada, cercada por um bem-cuidado jardim, abriga mais uma preciosidade desta Mantiqueira de tantas seduções. No cardápio, há o afeto artesanal nas formas de café coado, pão de queijo, brownie, cookie e generosas tostadas. Estas, são fatias de pães de longa fermentação cobertas com shimeji e cream cheese, ovos com bacon e, escuta isso!, banana, queijo e doce de leite.
Senti, ali, uma atmosfera caseira que exala aromas que abraçam e confortam. Senti sabores servidos por um clã que trabalha junto e valoriza a simplicidade poética do Bairro Alegre.
Casa João de Barro
Rua Maria Esther Campos de Alvarenga, 61
Bairro Alegre, São João da Boa Vista, SP
Sábados, das 8 às 12h e das 14 às 18h
Domingos, das 8 às 12h
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores