Um Mapa Mental é uma técnica para organizar conteúdos e fazer associações com o objetivo de ampliar sua visão sobre determinado assunto, possibilitando o surgimento de inovações e aprendizados. Para as lideranças é uma baita metodologia de apoio ao desenvolvimento das atividades.
Abaixo, compartilho as 4 forças de um Mapa Mental, na certeza de que basta aplicá-las para começar a obter resultados interessantes para seu processo criativo, organização de informações e, principalmente, tomada de decisão.
1. DESTAQUE • Crie uma imagem central ou título de impacto para estabelecer foco; • Usar imagens ajuda a coordenar os 2 lados do cérebro; • Use diferentes cores (aplique uma lógica que facilite a visualização); • Use diferentes perspectivas nas palavras e imagens (quanto maior, mais importante); • Cuide para que exista um espaçamento adequado entre elementos.
2. FAÇA ASSOCIAÇÕES • Use setas para guiar o olho nas conexões; • Use cores para facilitar a memorização e fomentar a criatividade; • Use códigos para fazer associações (asteriscos, formas, sublinhados).
3. TRABALHE A CLAREZA • Use uma palavra-chave ou expressão curta por linha; • Escreva em letra de fôrma, prezando por traços retos; • Escreva alinhado à linha e deixe a linha no mesmo comprimento da palavra; • Ramificações maiores com assuntos principais se ligam à imagem/título central; • Mapa na horizontal.
4. DESENHO • Use hierarquia (faça distinções entre níveis para ajudar o cérebro a se lembrar de fatos essenciais; • Empregue uma ordem numérica para ordenar ideias e priorizar informações/ações.
Gosto de construir meus mapas com papel e canetas de diferentes cores. O material físico me ajuda na imersão dos pensamentos. Entretanto, em um mundo cheio de tecnologia, não é difícil encontrar ferramentas online para essa construção. Você pode usar, por exemplo, o Canva, Miro ou MindMeister.
Independente da forma que escolher trabalhar, o mais importante é experimentar a técnica e conferir por conta própria todos os impactos positivos que ela pode trazer no dia a dia. Até a próxima!
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores