Brand-News Publicidade 1200x90
25/04/2024 às 14h16min - Atualizada em 25/04/2024 às 14h16min

Lugares de café com Marquinho Azevedo (‘Manteiga’) na Casa do Colono

Fotos: Brand-News / Angela Caruso
Luiz Eduardo Junqueira (Dado) com Angela Caruso, Mônica Miglioranzi Frison e Marquinho Azevedo (‘Manteiga’) na charmosa cafeteria localizada nas Thermas Antônio Carlos


Desde que esta coluna acontece, foi a primeira vez que reunimos numa mesa, convidado e anfitrião representante do mundo masculino. Muito bom, afinal é importante dizer que o Clube de Assinaturas Batom na Xícara não é só para o público feminino, meninos são muito bem-vindos. E nesta tarde, em especial, eles foram os protagonistas.

 





















Num dos endereços mais charmosos da cidade, no átrio do histórico edifício das Thermas Antônio Carlos, Luiz Eduardo Junqueira - o Dado -, Adriana Perecin, sua esposa, e Andrea Franco, amiga do casal, fizeram acontecer em 2020 a nova sede da cafeteria, antes no casarão ao lado do Chalé do Conde Prates. Casa do Colono faz referência à edificação construída em 1930 por Caio Junqueira, avó de Luiz Eduardo, na Fazenda Rio Pardo. A marca surgiu em 2017 quando Dado e família iniciaram uma pequena torrefação para comercializar o café produzido na fazenda - Casa do Colono Café Especial. Sem que houvessem programado, foi por conta de uma tratativa da venda do café que surgiu o convite para a administração de uma cafeteria. Nascendo assim, a Casa do Colono, uma cafeteria, um bistrô e um empório colaborativo.


 
Nosso convidado, pouco conhecedor sobre café especial, tem pontos comuns com o Batom na Xicara. Marquinho Azevedo é comunicador de rádio há mais de 30 anos na cidade, e há dois lançou, a convite do filho Lucas, o podcast Café com Manteiga. O que temos em comum? Toda quinta-feira, enquanto alimentamos nossa coluna neste jornal com textos relativos ao mundo do café e apresentamos cafeterias da cidade a partir de um bate-papo descontraído com pessoas interessantes da região, Manteiga faz o mesmo em seu estúdio. Recebe seus convidados para uma conversa livre de pautas, ideologias ou partidos, muito à vontade para tratar de assuntos de interesse geral, sua história, seus sonhos e seus feitos. Café com Manteiga, é com o ‘Manteiga’, apelido recebido por Marcos quando chegou em Poços aos 10 anos de idade e que o acompanha até hoje.
 
Dado abriu as portas da Casa do Colono para uma experiência de café inédita ao grupo. Foram quatro métodos diferentes de preparo do mesmo café - resultantes, como era de se esperar, quatro bebidas diferenciadas: o tradicional café coado no Coador de Pano, a Prensa Francesa ou Frensh Press, que proporciona um café por imersão, e o método sifão que usa vapor de água pressurizado para extrair o café preparado na Cafeteira Globinho e na Cafeteira Belga. Deixando as explicações técnicas de como esse processo acontece como tema para a coluna da próxima quinzena, vamos nos ater, aqui, ao design das peças. A Cafeteira Belga, com ares de artefato de museu ou laboratório de química, uma lindíssima e requintada peça, digna de destaque na decoração dos lares e consequentemente sonho de consumo de coffee lovers, foi o destaque da tarde. Uma novidade para o grupo que pela primeira vez se viu ao vivo e em cores frente a beldade.
 
 





















O Catuai Amarelo, Casa do Colono, 84,75 pontos SCA, servido em xícaras estilo porcelana inglesa e harmonizado com bolos da casa, cesta de pães de queijo e waffles, teve sua doçura acentuada quando extraído na Cafeteira Belga. Cada método destacando um atributo diferente desse café produzido na Fazenda Rio Pardo, Poços de Caldas, a 960 metros de altitude.
 
A tarde, cheia de histórias de vida que se misturam com a história da cidade e muito conteúdo instrutivo sobre café, se estendeu até o anoitecer, com lua cheia lá no alto. Uma experiência surpreendente!  
 
Desta vez o ‘Manteiga’ foi recebido para um café de verdade, pois enquanto oferecemos café especial aos nossos convidados ele nem serve café em seu podcast rsrsrs. A grande diferença, em nosso ponto comum. No mais, simpatia e cavalheirismo, que nós tanto admiramos nos homens, não faltaram nessa mesa. Obrigada Dado e Marquinho!
 
NOSSA DICA: em Poços de Caldas, conheça os edifícios icônicos do centro da cidade e experimente um café extraído na Cafeteira Belga na Casa do Colono. E às quintas-feiras ouça os novos episódios do podcast Café com Manteiga.
 
 
Casa do Colono - Café & Bistrô
Endereço: Thermas Antonio Carlos - Praça Pedro Sanches, s/nº - Centro - Poços de Caldas (MG)
Telefone: (35) 99132-0818
@casadocolonocafe
 
Podcast Café com Manteiga
www.cafecommanteiga.com.br
www.youtube.com / @CafecomManteigaPodcast e ainda no Spotify, Amazon Music

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.