23/04/2024 às 15h57min - Atualizada em 23/04/2024 às 15h57min
Névoa cremosa
Lauro A. Bittencourt Borges - cronista gastronômico, viajante compulsivo e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista
Instagram: @lauroborges
Josiane Borges no bucólico cenário da Leiteria Santa Paula
A produtora Paula Florence Vergueiro tinha, certa feita, quatrocentos litros de leite na iminência de estragar no interior de um resfriador queimado. “Eu não podia perder aquilo tudo. Preparei um infinito de bolinhas super cremosas, temperadas com alho, ervas, pimentas e mergulhei-as no azeite. Nunca mais parei de fazer”. Esse é o queijo Fermier, xodó da marca Leiteria Santa Paula.
A arte queijeira, aos poucos, foi atraindo Paula, que era consumida pela duríssima lida de administrar a ordenha de dois mil litros diários de leite. A Danone perdeu um leal fornecedor, mas o mundo da gastronomia ganhou singulares tesouros lácticos.
Hoje, ela e seu negócio estão instalados em um pequeno sítio na SP 342 (São João-Pinhal). Do impecável laticínio saem queijos artesanais, sem conservantes, frutos de técnicas peculiares de fabricação. O Névoa (adorei o nome e o sabor) é um tipo camembert, massa bem cremosa envolta por uma fina camada de mofo branco. Tem Névoa, tem Nuvem, tem Fermier, tem queijo fresco, coalhada, manteiga, doce de leite…
Todos os dias, sem folga, a Leiteria Santa Paula abre sua lojinha de fábrica e seu menu de café da manhã/tarde em que o cliente pode provar todos os queijos do portfólio. É um café na roça com muuuuito queijo!
SERVIÇO:
Leiteria Santa Paula
Endereço: SP 342, km 221,5 - São João da Boa Vista (SP)
Funcionamento: Todos os dias, a partir das 8h
Contato: (19) 9 9776-8645
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores