Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
22/04/2024 às 15h03min - Atualizada em 22/04/2024 às 15h03min

Hamalai, Chamalai, Hamalai

Jornalista, publicitário, escritor e professor universitário
Jornalista, publicitário, escritor e professor universitário
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google

 
Naquele tempo, em 1990, fomos à Copa do Mundo na Itália torcer pela seleção brasileira, com muita vontade de conhecer a Europa e muito pouco dinheiro no bolso.
Na comitiva e bebitiva, alguns amigos como o Paulinho Couro Minas, Marcus Togni, Fábio Togni, Vermelho, Tião Cascudo e senhora, minha irmã Wilma e o saudoso cunhado Gilberto, entre outros que já não me lembro, pois, esqueci, afinal, lá se foram 34 anos.
 
Ficamos a maior parte do tempo em Turin, mas quando não havia jogos da seleção canarinho, viajávamos de trem para alguns países próximos, dentre eles, a França.
Entre as várias línguas que todos falavam: o mineirês, o sulfurês, o poçoscaldês, não estava o francês. Quer dizer, até que tentávamos falar com “biquinho” palavras como croissant, toalete, menu, abajur e tínhamos total convicção que iríamos encontrar pão francês na padaria da esquina em Paris.
 
Acontece que ir para a França sem falar francês é como ir para o papa e não ver o Vaticano, algo assim. Ocorre também que precisávamos trocar os poucos cruzeiros pela moeda francesa, naquela época, o franco. E sendo muito franco, para fazer isso, tentamos falar, em inglês e também em portunhol, com a moça que fazia o câmbio no aeroporto, mas nada da mademoiselle, nos dar atenção.
 
Tudo parecia perdido, quando o Tião Cascudo resolveu intervir.
No alto dos seus 1,90...1,80...1,70...1,60 de altura foi até o balcão de atendimento e jogando seus cruzeiros no balcão e com cara de “homi brabo”, gritou para a atendente:
- Hamalai, Chamalai, Hamalai!
E não é que o “mantra” deu certo? A mademoiselle imediatamente trocou os cruzeiros em franco e ainda disse: Oui, merci!
 
Assim, quando algo está emperrado e não se revolve, faço cara de bravo e, imperativamente, repito o “mantra”:
- Hamalai, Chamalai, Hamalai!
 
 
 


 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.