Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
09/04/2024 às 14h33min - Atualizada em 09/04/2024 às 14h33min

Fases de amadurecimento do ser humano

Por Gustavo Bonafé
Whats: (35) 9 9207-7502 / E-mail: [email protected]

 
Sou um adepto assíduo da arte da leitura! Como é bom aprender, ser impactado pelo compartilhar; pensar, sentir e agir a partir de histórias e teorias.
 
Desde 2007, li mais de 400 obras, dos mais diversos temas. Muitas delas falavam sobre a vida e seu desenvolvimento de diferentes perspectivas:  religiosas, científicas, filosóficas, por meio de biografias, estudos estatísticos sobre o sucesso e por aí vai. Dentre elas, uma me chamou a atenção em especial: Assuma a direção de sua carreira - Os ciclos que definem o seu futuro profissional, de Jair Moggi e Daniel Burkhard.
 
Com uma linguagem simples e questões de reflexão para todas as idades, a obra me trouxe uma série de pensamentos sobre o passado, presente e futuro. Gostaria de compartilhar…
 
Logo no início da leitura uma frase se destacou: “O somatório de cada encontro, desencontro, dos eventos, momentos, emoções, ações ou omissões que temos ao longo da vida nos faz ser o que somos hoje e faz da nossa biografia pessoal o nosso patrimônio existencial inalienável e intransferível, no qual podem ser localizados os potenciais para nossa felicidade pessoal e para nossa missão de vida.”
 
Ou seja, cada detalhe da vida é um presente do Universo para enriquecer nossas biografias. Nada é por acaso. Tudo tem um propósito.
 
Nessa linha, lembrei-me de um “mantra” que sempre recordo quando os tropeços e desafios começam a surgir: “Esta experiência, eu mesmo a preparei, para meu próprio bem.”
 
E assim é a vida, não é? Repleta de altos e baixos - que são únicos e exclusivos a cada um de nós. Quando falamos de experiências, sentimentos, emoções, crises, fatos, etc, não há como encontrar histórias iguais. É humanamente, estatisticamente, “seiláoquemente” impossível encontrarmos pessoas com a mesma biografia... Encontrar pessoas iguais!
 
Porém, como seres humanos de uma mesma origem (seja ela qual for), somos igualmente influenciados por certas leis de desenvolvimento, regidas por 3 fases de amadurecimento: biológico (corpo), psicológico (alma) e espiritual (espírito).
 
Somado a isso, existe um conhecimento universal muito antigo que subdivide a vida em setênios. Ou seja, de 7 em 7 anos (até os 63) nossa biografia é caracterizada por leis comuns que norteiam nossa evolução. Após os 63 anos, o rumo da vida já é mais aberto e livre com relação a influência destas leis.
 
Portanto, pensando em setênios e corpo, alma e espírito, podemos visualizar 3 grandes momentos da vida: amadurecimento biológico (intenso do nascimento aos 21 anos), psicológico (intensificado dos 21 aos 42 anos) e espiritual (42 aos 63 anos). Com isso, olhe para a figura:

 
Faz sentido? Lógico, não vamos pensar que nossa vida é quadrada e tudo acontece exatamente quando viramos um setênio, a vida é viva! É flexível.
 
Nosso corpo biológico (curva A) se desenvolve numa crescente até os 21 anos, atinge seu auge, dá uma “estabilizada” e, após os 42 começa a declinar. Já nosso espírito (curva B) faz um movimento diferente: vem de cima para baixo (encarnação) - o que significa que nosso Eu (nossa individualidade) vai sendo moldada durante a infância/adolescência e, perto dos 21 anos (quando geralmente passamos por uma crise de identidade) atinge seu pico de integração com o corpo físico e começa um movimento de subida (“excarnação” - elevação do Eu, do espírito). Por fim, nossa alma (curva C) acompanha o desenvolvimento do corpo físico até os 42 anos e, após este período, pode assumir 3 direções distintas: continuar acompanhando a curva biológica, manter o mesmo nível ou ascender junto com o espírito. “Você colherá o que plantou.”
 
Com estes pensamentos em mãos, algumas perguntas emergiram e iniciaram um novo processo de revisão e construção de minha biografia:
 
- Como tenho cuidado do meu processo de “Excarnação”? Qual o nível de espiritualidade que tenho hoje? Como e quando “Inspirar”? E “Expirar”?
- Aquilo que estou colhendo hoje, quando plantei? O que fez a diferença no meu passado?
- Quais os sinais do passado e do presente que apontam para minha missão de vida?
- Como tenho cuidado do meu corpo físico (ciente de seu declínio natural no futuro)?
- Como lidar com as variações emocionais da minha fase da vida?
- Como equilibrar corpo, alma e espírito diariamente?
 
Mais um vez foi assim, lendo um livro, abri novos caminhos, mudei e aprendi mais sobre mim.
Espero ter somado algo a você.

 


*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.