Brand-News Publicidade 1200x90
28/03/2024 às 16h38min - Atualizada em 28/03/2024 às 16h38min

Lugares de café - Nita Padaria Artesanal com Rita Kato

Fotos: Brand-News e Angela Caruso
Mônica Miglioranzi Frison, Rita Miglioranzi Kato, Angela Caruso e Eni Sulanita Archanjo

 
A temporada 2024 de Lugares de café está oficialmente aberta! Para quem está chegando agora, este é um projeto que promove, em cafeterias da cidade, encontros com pessoas interessantes em torno de xícaras de café de qualidade, comidinhas, bom papo e histórias de vida inspiradoras.
Para começar bem o ano, marcamos nosso encontro num lugar que guarda tesouros como pães de fermentação natural e café absolutamente especial.
 
Quase escondida em plena Rua Rio de Janeiro, no coração da cidade, una picola porta é a entrada para o paraíso chamado Nita. O projeto idealizado por Eni Sulanita Archanjo, foi inspirado em memórias de infância: o sabor do pão italiano que a mãe comprava em São Paulo para ser degustado ao longo da viagem até Poços. Eni cresceu na cozinha da tradicional casa de massas A Italianinha, comandada pela mãe e a tia, e quando chegou a sua hora de traçar os caminhos profissionais, escolheu ter sua própria fábrica de pães. Foi com padeiros na Espanha que aprendeu os segredos da fermentação natural. De volta para casa, testou várias receitas até chegar àquela que teria sua marca: Nita - uma homenagem a avó Sulanita, de quem leva o segundo nome de batismo.
 
No entanto, seus pães não poderiam ser comercializados em qualquer lugar. Era preciso um espaço que fizesse sentido com o nome escolhido e tudo o que ele representa: memória afetiva, aconchego, delicadeza, gostosuras, mimos.... Eis que a picola porta no centro da cidade se abre para que o sonho da menina, agora mulher ‘mão na massa’, se concretizasse. A Nita Padaria Artesanal estava aberta, e para acompanhar seu pão artesanal crocante de longa fermentação, eis que outra porta se abre e surge Luara, cujo nome é uma variação do Laura que em latim significa "loureiro", uma planta simbólica da vitória e do sucesso, a menina do café!

 
Enquanto Eni se encantava com os pães quando menina, Luara interessava-se pelo café desde sempre. Quando descobriu o café especial, dedicou-se freneticamente aos estudos sobre café. Foi estagiária de Thiago Borba, exportador de café, padrinho do Batom na Xícara. Na ocasião, teve a oportunidade de conhecer todas as etapas da produção a partir do café verde: a seleção de qualidade, a torra perfeita, a moagem certa, as harmonizações possíveis... Fazer parte do projeto Nita era também a realização de um sonho. Lá, Luara Pereira não apenas faz café, ela fala com propriedade sobre o tema e ajuda os clientes a compreenderem o ritual de preparo, os aromas e sabores de um café de qualidade. Mais do que isso, ela sugere as iguarias que combinam com os cafés servidos na padaria.
 
O lugar pode ser minúsculo, mas a alegria e simpatia dessas ‘mulheres realizadas’ é enorme e contagiante. Elas nos receberam numa mesa instalada na calçada, que foi ficando pequena a medida que um cardápio surpresa ia sendo servido: Queijo Quente Caprese no pão italiano, Croissant recheado de ovos e bacon, Ovos Rancheiros - feito em molho rústico e que acompanha fatias de um pão incrivelmente crocante e saboroso, e Financier de pistache, famoso bolinho de farinha de amêndoas, coqueluche da padaria. Toda essa festa de sabores acompanhada do Café do Augusto, de São Gonçalo do Sapucaí (MG). Um catuaí vermelho que recebeu uma torra achocolatada, preparado na V60, harmonizando muito bem com as comidinhas.



Cenário perfeito para sentar-se conosco Rita Miglioranzi Kato, nascida em Poços de Caldas, mas que vive fora do país há 10 anos e, sorte a nossa, ela estava de férias na cidade. Mulher exuberante, elegantemente vestida num traje longo de estampas tropicais, nos presenteou com sua história de vida como estrangeira em culturas tão diferentes da nossa. Em virtude da atividade profissional do marido, a família morou, logo após o casamento, cinco anos no nordeste brasileiro. Mais tarde, ele foi transferido para Quebec, no Canadá. Mas, o que fazer em lugares distantes da terra natal e se manter resiliente? A escolha de Rita foi estar com pessoas!
 
Pedagoga de formação, mesmo não exercendo a profissão, suas habilidades de comunicação e atendimento às pessoas estão sempre presentes. Em Quebec, aceitou um convite para gerir uma loja na área central do Vieux Quebec, bairro turístico cheio de locais históricos e museus. Dessa forma, ela pôde interagir com pessoas do mundo inteiro, apreender a nova cultura, aperfeiçoar o inglês e tornar-se fluente na língua francesa. Há quase um ano, uma nova mudança: Sohar, em Oman, Oriente Médio.  Deixou a casa e os filhos Laura (26) e Henrique (22) em Quebec, e lá se foi Rita, cada vez mais distante de Poços. Agora com sua bagagem interna mais vigorosa, mais madura, pronta para enfrentar o mundo oriental e todas suas restrições culturais, sobretudo com relação às mulheres. Como o visto de trabalho é permitido apenas aos homens, Rita não pode exercer atividade profissional. Então, criou com outras mulheres brasileira na mesma situação que a dela, uma espécie de grupo de apoio que se reúne semanalmente para, entre outros, explorar a cidade, interagir com as pessoas e treinar o inglês nas cafeterias de arquitetura exuberante e maravilhosamente decoradas. Juntas, elas descobrem os encantos da cultura e gastronomia local e se sentem mais fortalecidas quando a saudade do Brasil bate. E o café? Apesar das variações de bebidas à base de café, as experiências que ficam muito longe do gostinho do café brasileiro. Até mesmo o café especial ainda é pouco divulgado na região. Quando vem de férias, aproveita para matar a saudade dos grãos brasileiros e levar muitos pacotes de café para casa.
 
É muito bom ver jovens empreendedoras, independentes, oportunizando emprego a outros jovens num projeto que só faz as pessoas felizes: dar de comer a quem está com fome, ou gula, afinal, quem resiste a um café quentinho com pão crocante? Da mesma forma, é muito gratificante ver uma mulher madura, sensível ao belo e o que é de bom gosto, escolhendo dedicar-se à família, e estar com o companheiro pelo mundo, sendo seu porto seguro e dando apoio a outras mulheres longe de casa. 
 
Foi uma tarde perfeita! Mulheres incríveis em torno de uma mesa assediada pelos transeuntes que nos interrompiam de tempos em tempos para cumprimentar, para perguntar ou elogiar. O toque de feminilidade dado ao ambiente, acolhe quem chega de várias maneiras: do cheiro bom do pão fresco na vitrine e dos doces e salgados que saem da cozinha ao café moído na hora. Das louças, sacolas, apresentação dos pratos, à chaleira elétrica pescoço de ganso com termômetro - sonho de consumo dos coffee lovers. Enfim, tudo aqui é lindo, charmoso e gostoso - e de bônus, leva a simpatia dos atendentes. Revermos a amiga Rita, aquela que por um tempo dava aulas de pintura no atelier da Deise Carrijo, foi um privilégio.
 
Sem dúvidas, abrimos a temporada para homenagear mulheres incríveis neste março de 2024.
 
SERVIÇO:
Nita Padaria Artesanal
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 16 - Centro - Poços de Caldas (agora também no Parque do Cristo)
Fone: (35) 3713-6588
Instagram: @nitapadariaartesanal
 
 
 
 


*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.