27/03/2024 às 14h44min - Atualizada em 27/03/2024 às 14h44min

E-commerce cresce e exige nova estratégia das empresas

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Foto meramente ilustrativa - Reprodução Pixabay
 
Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) permitem a médias e grandes empresas turbinar campanhas omnichannel e sair na frente em busca da atenção do consumidor
 
O número de lojas online no Brasil está crescendo. De acordo com uma pesquisa divulgada pela BigDataCorp, a lista de estabelecimentos virtuais em operação cresceu 17% no primeiro trimestre do ano em comparação ao observado no final de 2023. 
 
E a tendência de crescimento do e-commerce não se estende apenas aos negócios iniciantes: o volume de compras em marketplaces consolidados, como Amazon e Mercado Livre, deverão atingir a marca de R$ 205 bilhões até o final deste ano. 
 
Dentro deste cenário promissor, estabelece-se uma dicotomia: de um lado, 1,9 milhão de lojas de comércio eletrônico disputam a atenção do consumidor; do outro, brasileiros que passam, em média, quase dez horas por dia na internet - o segundo maior tempo no mundo. 
 
No entanto, juntar a fome com a vontade de comer não basta: o cenário requer estratégia e competência de vendedores cada vez mais capazes de converter atenção em vendas da maneira mais eficaz possível.  
 
No Brasil, os fornecedores enfrentam a concorrência de pelo menos dez marcas. Além disso, há o aumento na quantidade de brasileiros online
Por isso, colocar os anúncios de cada produto no lugar certo, seja na Amazon, no Mercado Livre ou no Google Ads, é um passo estratégico urgente e fundamental. Publicidade omnichannel inteligente é fundamental para vendedores que querem se destacar de forma competitiva. Ao mesmo tempo, é importante observar as novas tendências impulsionadas pelas redes sociais e ter visibilidade nos sites onde as pessoas costumam fazer compras. 
 
Contudo, uma pesquisa realizada pela Sellesta aponta que pouco mais da metade (56%) dos gestores de Marketing online no Brasil têm acesso a informações diárias sobre tendências de mercado, e apenas 15,4% analisam diariamente as ofertas online de seus concorrentes (descrições, preços, promoções, etc). Diante disso, em 2024, prosperarão os comerciantes que aproveitam as tecnologias mais recentes para as suas campanhas publicitárias inteligentes, estabelecendo uma posição forte no mercado, o que lhes permitirá vencer a concorrência e transformar a crescente atenção do consumidor em mais vendas.
 
 



 
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