Brand-News Publicidade 1200x90
20/02/2024 às 13h57min - Atualizada em 20/02/2024 às 13h57min

O delivery (quase) venceu

Lauro A. Bittencourt Borges - cronista gastronômico, viajante compulsivo e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista
Instagram: @lauroborges
Felipe Cobra, do Dona Dulce Classic Burger
c 
O delivery venceu, não há mais consumo no local, mas o guloso forasteiro resiste. Fregueses que não moram na aldeia montanhosa têm que comer no carro, na rua, na praça. Então…
 
A porta de ferro cerrada do velho comércio serve de encosto ao cansado homem que se aboleta no degrau estreito. Luzes natalinas piscam distantes da rua deserta, o cheiro de bacon na chapa perfuma os arredores, o sujeito devora o inigualável hambúrguer como se fosse sua última refeição. No veículo, a esposa se alimenta reservadamente enquanto olha triste para aquele Neandertal faminto.
 
A cena acima descrita tem como personagem este desajeitado escriba e como cenário uma noite de dezembro de 2023 numa parte alta e menos movimentada da rua Assis Figueiredo, em Poços de Caldas.
 
Nalgum dia do passado recente, o amigo poços-caldense Gustavo Basso indicou a placa Dona Dulce como o melhor hambúrguer do planeta. Devoto burgueiro que sou, tive fé na palavra dele e subi a serra para “rezar”. Cheguei ao pequeno templo que não comportava mais do que seis fiéis comensais. Do pequeno balcão via-se a magnética a imagem do robusto chapeiro manipulando a espátula com religiosa destreza. Habilidade também sobrava na montagem dos hambúrgueres no pão brioche do enxuto cardápio da casa. Comi, rezei e amei! Sim, que descoberta! O Santo Graal dos hambúrgueres existe e fica na cratera do vulcão mineiro.
 
O parrudo burgerman mencionado no parágrafo acima é Felipe Cobra, 41 anos. Empacotador aos 14 no Supermercado San Michel, o gosto pela informática fez Felipão trabalhar em várias lan houses de Poços. Estávamos no período paleolítico que precedeu os smartphones.
 
De bom churrasqueiro de festas a empresário de um restaurante falido, a vida seguiu e fez das suas. A grana para recomeçar era minguada, mas o talento gastronômico era grande. Uma modesta hamburgueria dava para abrir com os trocados. A guerreira avó Dulce foi inspiração para, em agosto de 2014, nascer a Dona Dulce Classic Burger.
 
Sobre os poucos itens da carta, Felipão evangeliza e tem a minha benção: “Menos é mais, o simples me encanta, minha proposta é hambúrgueres sem firulas, é servir o clássico com qualidade.” Amém, Felipão!
 
Até janeiro de 2023, o espaço recebia (poucos) glutões in loco. Desde então, banquetas e o pequeno tampo foram abolidos proporcionando a recorrência de quadros primitivos como o narrado no início desta crônica. Não desistir da peregrinação à Dona Dulce, ainda que desconfortável, é acreditar no poder de suas crenças. Creia, nenhum delivery é capaz de derrotar você!
 
SERVIÇO:
Dona Dulce Classic Burger
Endereço: Rua Assis Figueiredo, 407 - Centro - Poços de Caldas (MG)
Funcionamento: De terça a domingo, a partir das 18h
Telefone: (35) 3721-7921
delivery ou retirada no local






*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.