Brand-News Publicidade 1200x90
15/02/2024 às 14h48min - Atualizada em 15/02/2024 às 15h00min

Pão do Campo Místico

Lauro A. Bittencourt Borges - cronista gastronômico, viajante compulsivo e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista
Instagram: @lauroborges
C 
A casa antiga no Centro da cidade é daquelas sem recuo frontal cujas grandes janelas praticamente integram rua e interior. Conheci o lugar em meados da década passada, por indicação da amiga, padeira e arteira Dri Torati. Desde então, raras são as vezes em que passo por Poços sem trazer os fantásticos pães da Panedota. Mais ainda: há dias em que subo a serra exclusivamente para abastecer-me das baguetes de lá. Baguetes, diga-se, que têm nome e formato francês, mas é a Itália que inspira textura, massa e sabor.
 
Advogada, Fábia Camila Batel de Assis (foto) conta que em certo momento o escritório não mais fazia sentido na vida dela. “Eu não aguentava mais!”. Em casa, por hobby, ela já brincava com levain. Incentivada por uma amiga que conhecia seus pães domésticos, Fábia abandonou o mundo jurídico para entrar de cabeça na panificação. Em maio de 2017, no Mercado Municipal de Poços, nascia a Panedota.
 
O sucesso estrondoso veio rápido e não mais coube naquele box exíguo do Mercadão. Um ano depois, no charmoso e histórico imóvel da Barão do Campo Místico, a Panedota estava no endereço que mudaria definitivamente a história da panificação poços-caldense.
 
E da brincadeira séria (leia-se zilhões de testes) com levain, farinha, outros ingredientes, clima e temperatura de forno, saiu um saudavelmente mutante portfólio de delícias. Sobre sua arte, Fábia, 36, com razão se orgulha: “A gente trabalha realmente com fermentação natural, com o levain. Não uso aditivos nem melhoradores. Fermento biológico não existe no meu trabalho”.
 
Além da queridinha baguete mencionada no primeiro parágrafo, este fonteplatiner e glutão incurável pode mencionar croissant, brioche (comi dia destes um, exclamação!, com creme de queijo meia-cura e pupunha), focaccia, galette, cookie, brownie… Quer mais? Vai lá, porque naquele ambiente cheio de graça, que tem um dos melhores aromas do mundo, também há mesinhas pra curtir café e paladares in loco.
 

SERVIÇO:
Panedota
Rua Barão do Campo Místico, 34 - Poços de Caldas (MG)
De segunda a sábado, das 11h às 18h30





*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.