Brand-News Publicidade 1200x90
14/02/2024 às 15h44min - Atualizada em 14/02/2024 às 15h44min

Demissão viraliza no TikTok por falta de "fit cultural". Afinal, o que isso significa?

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline

Um vídeo recente circulando nas redes sociais mostra o momento em que Alana Martins, uma jovem brasileira de 23 anos, é demitida de seu emprego, seguindo a tendência cada vez mais comum entre os profissionais da geração Z de compartilhar experiências no TikTok
 
A demissão, segundo líderes e representantes de Recursos Humanos, ocorreu devido à falta de "fit cultural" da Alana com a empresa. Martins afirma que a decisão foi tomada após sua recusa em disponibilizar gratuitamente conteúdos educacionais produzidos por ela para todos os funcionários da empresa. 
 
Esses conteúdos faziam parte de uma série de aulas que ela ministrou, a pedido da companhia, para capacitar futuros funcionários. Em outro vídeo em sua conta no TikTok, Alana expõe uma conversa em que um membro da gestão questiona sua performance e a falta de alinhamento com a cultura organizacional, devido à sua recusa em compartilhar os conteúdos mencionados anteriormente. 
 
O termo "fit cultural" é explicado nos comentários do vídeo como o grau de compatibilidade entre os valores e crenças do funcionário e os valores, crenças e comportamentos que determinam a cultura da empresa. 
 
A cultura organizacional, como descrito por especialistas, é o conjunto de práticas e atitudes predominantes na empresa, muitas vezes ligadas aos valores dos fundadores e transmitidas aos funcionários à medida que a empresa cresce. Ao ingressar em uma nova empresa, os profissionais precisam se adaptar à cultura existente, que define as expectativas, normas não escritas e diretrizes do ambiente de trabalho.  
 
No caso de Alana, ela questiona a justificativa da falta de "fit cultural", destacando sua participação ativa na empresa, como levar bolos, ajudar na decoração de festas e responder mensagens de trabalho fora do horário. A conexão cultural é considerada crucial para a convivência e sucesso nos negócios, podendo influenciar o engajamento, produtividade e retenção de talentos. 
 
A demissão de Alana também levanta questões sobre a relação entre a geração Z e o mercado de trabalho, especialmente no contexto das redes sociais, como o TikTok. Vídeos compartilhando experiências de demissão e desafios profissionais são populares na plataforma, refletindo novas tendências como "quiet quitting" e "rage applying"
 
Alana, em sua postagem no LinkedIn, destaca características da geração Z e pede paciência às lideranças na gestão desses profissionais. Após a publicação do vídeo, que já acumula milhões de visualizações, Alana aproveita para explicar os motivos de sua demissão e fazer um apelo às lideranças para que compreendam e orientem melhor a nova geração no mercado de trabalho.
 



 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.