Brand-News Publicidade 1200x90
09/11/2023 às 16h31min - Atualizada em 09/11/2023 às 16h31min

Café preparado com menos cafeína sem ser descafeinado

Fotos: Reprodução Google
C
Ouvimos constantemente as pessoas dizerem que seus médicos recomendaram diminuírem ou até mesmo cortarem a cafeína de suas dietas, ou ainda, que alguns não tomam café à noite por conta do excesso de cafeína.
Felizmente tem sempre um cientista coffee lover de plantão que resolve ir a fundo e vez ou outra temos novas boas notícias sobre a relação café versus excesso de cafeína. Antes, porém, vale lembrar que cafeína é apenas uma parte da composição química dos grãos de café, em torno de 1% a 2,5%. Os ácidos clorogênicos, aquelas substâncias amigas que trabalham para evitar acúmulo de gordura localizada, regulando os níveis de glicose no sangue, compõem cerca de 7 a 10% do grão. O restante fica dividido entre aminoácidos, lipídios, açúcares, sais minerais... e a niacina, que participa com cerca de 0,5% e junto com a cafeína auxilia na diminuição da fadiga e amplia o bem-estar.
 
Mas, atenção: tudo depende da torra!

Torras médias irão resultar numa xícara com todos os elementos descritos acima a serem absorvidos pelo organismo, trazendo tudo que há de bom num cafezinho. Entretanto, cafés com rótulos tradicionais, intensos ou extrafortes recebem uma torra mais forte, que queimarão todas as propriedades químicas do café, exceto a cafeína, resultando numa xícara composta apenas de cafeína e as cinzas, responsáveis por incômodos no fígado, dores de estômago etc.
 
Voltando ao assunto inicial, estudos recentes mostram que, de acordo com a forma como o café é preparado, ocorrem graus diferentes de cafeína na xícara.
Além da espécie (arábica contém menos cafeína que canephora) e do perfil de torra, a moagem dos grãos e a proporção dos ingredientes - pó e água, que variam de um método de preparo para outro -, a questão da quantidade de cafeína ingerida vai depender também da quantidade de café consumido. Vale o raciocínio inicial: um café espresso é servido em xícaras de 30 a 50 ml; um café coado em torno de 100 a 150ml. Logo, se uma pessoa consome um espresso por dia, já estará ingerindo uma quantidade menor de cafeína do que quem prefere uma xícara de coado. No entanto, Arne Preuss, um barista alemão, resolveu levar o café para o laboratório e junto com pesquisadores do Institut für Produktqualität (IFP) - o Instituto de Qualidade de Produto - em Adlershof, Berlim, testaram vários métodos de preparo usando um único tipo de grão e perfil de torra. O estudo durou mais de 10 dias, concluindo que café espresso contém mais cafeína do que os outros métodos testados.
 
 
Tendo como uma das referências o estudo do IFP, pesquisadores da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco testaram os métodos filtrados Aeropress, Clever, V60 e Koar e concluíram que o café preparado na V60 é o que apresenta menor extração de cafeína.
Outra pesquisa realizada por Gabriel Guimarães, barista da Unique, em Minas Gerais, levando em conta todas as variáveis já comentadas, concluiu que numa proporção de miligramas por litro, o café espresso é o campeão na extração de cafeína, seguindo da cafeteira italiana. Os coados apresentaram o menor índice de cafeína.
 
Agora, se você precisa fazer uma dieta com menos cafeína, a escolha e a decisão é uma equação matemática: método x qualidade x quantidade, ou seja:
Qual café você prefere: coado ou espresso?
Qual a qualidade do café que você consome?
Quanto café você consome por dia?
 
De qualquer forma, com mais ou menos cafeína, o recomendado para tirar proveito dos benefícios do café é consumir até 400 mg de cafeína por dia, o equivalente aproximado de 5 xícaras (60 ml cada uma) de café de coador ou 3 a 4 café espresso.
E para ser feliz sem abrir mão do seu cafezinho diário, considere que há mais alimentos que também possuem cafeína, como chás, chocolate, refrigerantes e outros.
Consuma café de qualidade - conte com a ajuda do Batom na Xícara - e crie seu ritual de café, moendo os grãos em casa, e preparando no método que você mais gosta.
 
Fontes:
https://www.cafepoint.com.br/noticias/giro-de-noticias/cafe-e-composicao-quimica-38703n.aspx
https://ciagro.institutoidv.org/ciagro2021/uploads/883.pdf
https://www.coffeeness.de/en/how-much-caffeine-in-coffee/
https://uniquecafes.com.br/cafeina-qual-metodo-de-preparo-tem-mais/
 
 

 
  
 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.