Brand-News Publicidade 1200x90
26/10/2023 às 16h55min - Atualizada em 26/10/2023 às 16h55min

Lugares de café - Empório Viva Mais com Bete e Rita, mulheres comprometidas com o meio ambiente

Texto: Angela Caruso - Fotos: Brand-News / Angela Caruso
Roberto Marcondes, Mônica Miglioranzi Frison, Rita de Cassia Rodrigues, Angela Caruso, Elizabete de Cassia da Costa e Cláudia Camillo Prieto
c
Longe do burburinho do centro, nosso Lugares de café deste mês aconteceu na zona oeste da cidade, nos altos do Jardim Europa, num empório que promete bem-estar do nome aos produtos que oferece. Um lugar perfeito para reunir duas mulheres incríveis que tornaram o cuidado com o meio ambiente, seus propósitos de vida. 
 
O Empório Viva Mais é um projeto idealizado por Roberto Marcondes. Atleta desde sempre, Roberto fez sua mudança de carreira trocando o escritório do banco em que trabalhou por muitos anos para empreender em algo que fizesse mais sentindo em sua vida. O Empório oferece produtos naturais a granel - grãos, sementes, castanhas, especiarias, ervas, farinhas e biscoitos. Uma carta de vinhos e cervejas, sorvetes e congelados. E claro, café especial! Preocupado com qualidade, Roberto selecionou produtos de primeira linha para preencher as prateleiras e geladeiras do local. O cliente pode pedir um café, um chá, fazer uma happy hour, lanchar e até almoçar no local.
 
Mesa externa para receber as convidadas num final de tarde quente, de céu azul e com vista para uma florestinha. Mais um lugar mágico da cidade que nos dá a sensação de estar em férias em pleno dia de semana. E a certeza de que precisamos muito de momentos como este.
 
Elizabete de Cassia da Costa é pedagoga e seu foco sempre foi a Pedagogia Social, desenvolvendo projetos que atendesse as necessidades das comunidades, ajudando a transformar a realidade dos envolvidos. Quando se mudou para Poços, não encontrou espaço para o exercício da função, não havia lugar para trabalhar. Mulher de fibra e sem medo de arregaçar as mangas, aceitou emprego na cozinha de um restaurante, sem imaginar que a pedagoga que mora dentro dela não ficaria adormecida, muito pelo contrário. Bete começou a se incomodar com a questão dos resíduos sólidos e orgânicos e o destino dado a eles. A profissional da educação fez brotar o Projeto Reciclavidas, aprovado pela Alcoa no edital de 2022. Seu destino estava traçado: o restaurante foi o tempo que ela precisava para fazer desabrochar uma possibilidade nobre de um trabalho que não tem preço. Hoje ela é gestora de projetos socioambientais e está vice-presidente da Coopersul - Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem de Poços de Caldas, além de coordenar o projeto Reciclavidas. Bete tem transformado a vida dos cooperados, tanto quando conscientizado a população sobre a necessidade e a nobreza da reciclagem de materiais sólidos. E mais, junto aos professores do Instituto Federal e a Unifal, a Coopersul está transformando os materiais não recicláveis em adubo orgânico comercializado pela própria cooperativa.
 
Rita de Cassia Rodrigues foi mãe dedicada e dona de casa em período integral até que os filhos pudessem seguir seus caminhos. Sua história como empreendedora teve início ao participar de um projeto social quando aprendeu os primeiros passos para montar um negócio. Junto com uma amiga, decidem coletar óleo de cozinha para fazer e comercializar sabão. Mais uma vez o universo conspirou e o vento, felizmente, as levou para outro caminho: o biodiesel. Tornaram-se empreendedoras ambientais criando a Coopergore - Cooperativa de Reciclagem de Óleos e Gorduras Residuais. A Alcoa também abraçou a causa e subsidiou algumas ações. E o sabão? Descobriram que fazer sabão de óleo descartável é muito poluidor!
 
Roberto nos deu uma aula de café especial e nos propôs experimentarmos o mesmo grão em três métodos diferentes: V60, Prensa Francesa e Aeropress. Para acompanhar, o carro chefe da casa: sabonetinho - um pão de queijo em formato retangular assado na sanduicheira que pode ser acrescido de recheios diversos ou degustado apenas puro. E um bolo de maçã com nozes sem glúten e lactose. Harmonizações perfeitas com o café.
 
Quando o assunto foi para a cozinha, Roberto e Gabriel, seu braço direito, gerente da loja, trataram de nos ensinar as receitas, mas com exceção das ‘meninas do café’ - as sócias do Batom na Xícara - as demais revelaram-se arredias à tarefa, deixam para os homens da casa cuidarem desse tema. 
Muita emoção nas histórias de vida, mas muitos risos também preencheram nossa tarde de bom papo e café de qualidade.
 
Quantas coisas em comum nestas duas mulheres de fibra: vontade de fazer a diferença, trabalham em regime de cooperação, cuidam do meio ambiente, são habilidosas na comunicação e estão sempre sorrindo. Não por acaso seus pais acrescentaram Cassia aos seus nomes. De origem no latim, o nome deriva da palavra "cassia", que se refere a uma planta com flores amarelas conhecida por seu aroma doce e que tem sido usada ao longo dos séculos para diversos fins, como perfumes, medicamentos e aromatizantes. Assim são nossas convidadas!
 
A noite foi chegando e Roberto nos levou para um tour pelo mundo aromático dos potes de especiarias de sua loja. E claro, saímos todas de sacolinhas nas mãos porque além de gostarmos de café e dedos de proza, adoramos umas comprinhas.
 
Empório Viva Mais
Roberto Marcondes
Av. Lisboa, 333 - Jardim Europa
De segunda a sábado, das 10h às 19h
(35) 98464-5877
@vivamaisseumelhor
 
Elizabete Costa
Coopersul Reciclagem
Av. Osório Luís Dias - Vale das Antas
Peça adubo, agende coleta
(35) 3014-2244 / (35) 9 8452-5746
@coopersulreciclagem
Obs: Batom na Xícara apoio o projeto Sua Pet Transforma Vidas.
Para saber mais, fale com a Bete: 35-99950-7014
 
Rita Rodrigues
Coopergore - Reciclagem de Óleos e Gorduras
Rua Treze de Maio, 85 - Jd. América
Agende sua coleta
(35) 9 8862-6665 / (35) 3714.3230
@coopergore_oleo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.