03/10/2023 às 16h22min - Atualizada em 03/10/2023 às 16h22min
Um saudoso encontro que não estava no “Programa”
Por Odair Camillo - Jornalista
Odair Camillo e Rodrigo Redher Acúrcio c
Dia destes, representando o Portal Brand-News numa coletiva, tive a oportunidade de rever os colegas que atuam em nossa imprensa, e os colaboradores que comandam as operações da Alcoa em nossa cidade - em especial, o engenheiro de Processo da Refinaria, Rodrigo Rehder Acúrcio, destacado pela empresa para atuar como um dos apresentadores do Programa “Alcoa de Portas Abertas”.
E minha grande surpresa foi encontrá-lo após muitos anos, e juntos relembrarmos da grande amizade que eu, Lurdinha e minha família tínhamos com seus pais Tié e Cristina (João Batista Acúrcio e Cristina Rehder) quando vizinhamos no bairro do Sapo por vários anos. Uma amizade tão grande que Rodrigo, ao nascer, logo tornou-se praticamente meu filho, mais um em minha família.
Na época já editava o Brand-News. E na edição de 15 de outubro de 1976, data em que se comemorava a Semana da Criança, eu publicava numa das páginas do jornal, uma bela fotografia dele, um bebê bonito, forte, cabelos loiros e fartos, olhando atentamente para minha câmera Olympus Trip.
E sob essa imagem, muito significativa para todos, em outubro de 1976 escrevi um pequeno texto que elaborei, num momento de sincera paixão pelas crianças que possuía:
“Estamos na Semana da Criança / E para seu filho, muito mais importante do que qualquer brinquedo do mundo / é passar o dia inteiro a seu lado / Ou, se isto não for possível, pelo menos uma boa parte desse tempo.
Se você já se esqueceu como se empina um papagaio / Como se enrola uma fieira de pião / ou como se chuta uma bola, ele ensina... / E você nem imagina o orgulho que ele vai sentir / ensinando-lhe essas coisas.
O melhor presente que você pode dar ao seu filho nesta SEMANA, é VOCÊ MESMO! Queremos que a criança se transforme em pessoa sensível ao canto dos pássaros, e dura na defesa de seus ideais”.
Um encontro de quase meio século proporcionado pela Alcoa, que resgatou uma das belas lembranças vividas no passado, e que fez-me desde então a ter uma grande afinidade com as crianças, a ponto de ter criado a Guarda Mirim.