Brand-News Publicidade 1200x90
29/09/2023 às 16h42min - Atualizada em 29/09/2023 às 16h42min

Diário de viagem ao Egito

Texto e Fotos: Júlio César Falaschi Costa - Médico ortopedista e traumatologista
Siomara Bonafé e Júlio César Falaschi Costa no Templo de Abu Simbel: “O grande Templo de Ramsés II”
c 
15 dias de aventura e conhecimento, uma aula de história e cultura entre Templos sagrados e Mesquitas, passeios de barco e balão, entre outras experiências inesquecíveis   
 
15 dias de muita aventura e conhecimento. Assim pode ser resumida nossa viagem ao Egito, no início de setembro.
Chegamos primeiramente na Cidade do Cairo, onde fomos recepcionados por uma agência local que nos destacou um guia egiptólogo. Lá ficamos por 4 dias.
 
Foi fantástico: inicialmente ele nos contou toda a história do Egito Antigo, desde o início da civilização, há milênios antes de Cristo, passando pela época dos Faraós, até os dias de hoje. Foi uma verdadeira aula de história e cultura.
 
Saímos maravilhados na visita às pirâmides, em Gizé, principalmente aquela que é considerada a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda existente: a Pirâmide de Quéops. Vimos também a Quéfre, a Miquerinos e muitas outras. Almoçamos no Restaurante Pyramides Loundge, com vista para o deserto, e as 3 pirâmides.

 
Além disso, fizemos um passeio de felucca (barco à vela) na parte mais cosmopolita do Rio Nilo.
 
Conhecemos o mercado mais famoso do Egito e do Oriente Médio (Khan El Khalili), com muitas lojas de lamparinas coloridas, joias, perfumes, especiarias, roupas, cafeterias.
 
Visitamos a Mesquita de Muhammad Ali - ou Mesquita de Alabastro -, construída seguindo o modelo das mesquitas otomanas. E também a Rashidun Caliphate, considerada a mais antiga do Egito.
 
Fomos ao bairro Copta, ainda no Cairo, visitar uma área da parte velha conhecida como Fortaleza da Babilônia, onde havia uma caverna reconhecida por ter sido abrigo de Maria, José e Jesus, quando da fuga da violência de Herodes.
 
As principais cidades que devem ser escolhidas como base para visitar as principais atrações turísticas - como templos, sítios arqueológicos, tumbas, museus, mesquitas, voos de balão, passeios de barco, mergulho no Mar Vermelho - são: Cairo, Aswan, Luxor e Sharm el-Sheik.
 
 
Do Cairo pegamos um voo para Aswan, onde ficamos hospedados no Hotel Mövenpick, que fica em uma ilha banhada pelo Rio Nilo.
 
Pela manhã saímos bem cedinho para uma visita ao Templo de Abu Simbel, em uma viagem de 3 horas pelo Deserto do Saara em direção ao extremo sul do Egito (quase na fronteira do Sudão).
Na volta ainda fizemos um passeio de falucca, com direito a um mergulho no Rio Nilo, e visitamos o povoado Núbio.

 
Novamente voltamos à Aswan, visitamos a maior loja de especiarias do Egito - onde conhecemos, provamos e compramos vários chás e temperos especialíssimos. De lá fizemos nosso check-out e fomos direto ao porto para embarque no cruzeiro de 3 dias pelo Rio Nilo, em direção a Luxor.
  
No trajeto, visitamos os Templos de Philae, Templo de Sobek em Kom Ombo, um edifício incomum, totalmente simétrico, com duas entradas, duas salas de hipostilos e dois santuários. Isso porque ele é dedicado a dois Deuses: o Deus Falcão Haroeris e o Deus Sobek, divindade local com a cabeça de um crocodilo.

 
O esquema do navio era café da manhã a bordo, saída para visitar um Templo, retorno para o almoço durante a navegação, parada para nova visitação a outro Templo e retorno ao navio para o jantar com pernoite a bordo.
 
Visitamos ainda o Templo de Edfu (Templo de Horus), que foi construído entre 237 a 57 a.C., considerado o complexo mais perfeito da antiga civilização egípcia.

Chegamos a Luxor após 3 dias de navegação e já visitamos o Templo de Luxor, construído por Amenofis III e Ramsés II.
De madrugada saímos do barco e fizemos um voo de balão sob o Nilo e Luxor, durante o nascer do sol, com uma vista espetacular do Vale dos Reis e das Rainhas (passeio imperdível).
 
Voltamos ao navio, tomamos o café da manhã e saímos para visitar o Vale dos Reis, que foi o local durante o Novo Império, onde os faraós foram enterrados nas montanhas. Onde estão enterrados os reis das dinastias XVIII, XIX, XX e algumas rainhas, príncipes, nobres e até animais.
Visitamos também o Templo Funeral da Rainha Hatshepsut, cavado na montanha por volta de 1450, e também os Colossos de Mêmnon e o Templo de Karnak. Ufa!!!
 
No final da tarde fizemos o check-out do navio e pegamos um voo para a cidade de Sharm el Sheik, que fica na Península do Sinai, banhada pelo Mar Vermelho. Nela ficamos quatro dias, hospedados no Hotel e Resort Renaissance.
 
O Sinai fica em uma região semidesértica, montanhosa, com 61.000 km2, situada entre a África e a Ásia, e é uma região sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.
 
De Sharm el Sheik até o Monte Sinai (onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei) seriam 5 horas de viagem de carro para ir e mais 5 horas de viagem para voltar, então resolvemos não visitá-lo.
  
Em Sharm el Sheik, três passeios são imperdíveis:
. Fazer um city tour conhecendo o The Fasha Café, um lugar maravilhoso e muito charmoso, com decoração indie, vista para o Mar Vermelho com música ambiente e um astral fantástico, além de conhecer a praça Soho e visitar à Mesquita de Al Sahaba, com sua linda arquitetura otomana e que fica ao lado do Old Market. Esta Mesquita foi construída em 2017, com seus minaretes de 70 metros de altura; boa parte das paredes externas é toda trabalhada em tijolos, dando um efeito incrível.
. Fizemos um passeio de Jeep pelo deserto do Sinai para ver o pôr do sol, andar de camelo e jantar com os beduínos em suas tendas, com direito ainda de ver o planeta Saturno em um grande telescópio.
. Fizemos outro passeio imperdível: mergulho no Mar Vermelho, saindo do Porto com uma lancha, passando e parando em três pontos de mergulho para snorkeling, onde vimos corais lindos, muitas espécies de peixes e tartarugas, com direito a um almoço a bordo.
 
Enfim, após quatro dias maravilhosos, começamos o nosso retorno para o Brasil, saindo de Sharm el Sheik para o Cairo, do Cairo para Dubai e de Dubai para São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.