31/08/2023 às 15h33min - Atualizada em 31/08/2023 às 15h33min

Empório Vila de Minas com o casal Liliane Ormeneze e Luciano Mussolin

@batomnaxicara / www.batomnaxicara.com.br
Fotos: Brand-News / Angela Caruso
Angela Caruso, Luciano Mussolin, Liliane Ormeneze e Mônica Miglioranzi Frison
C
Algumas memórias de infância me levam até a “Venda da D. Emília” comprar café moído na hora, segundo as instruções da minha mãe. Venda era como chamávamos esses pequenos mercadinhos de bairro. Lá encontrávamos de tudo: produtos de limpeza, verduras, cerais, pães, bolos, café, a vitrine de doces que fazia toda criança salivar, até um balcão para servir a cachacinha aos trabalhadores que passavam por ali no final do expediente e o cafezinho fresco para quem estava a caminho do trabalho pela manhã. A facilidade era a “caderneta de crédito”, um caderninho com os dados de cada cliente em que era anotado o valor das compras a serem pagas no final do mês.
 
Um salto para o século 21 e descobrimos que as “vendas” se transformaram em lugares com certa sofisticação, tanto na decoração quanto nos produtos oferecidos e, é claro, no atendimento ao cliente.
 
Há pouco mais de um ano, as jornalistas Lucienne Cunha e Bárbara Salomão criaram um espaço para a comercialização de produtos da Região Vulcânica e Serra da Mantiqueira, valorizando pequenos produtores de geleias e compotas, queijos, cafés, doces e outros produtos que identifiquem a cultura gastronômica regional. Fizeram acontecer o Empório Vila de Minas, que mais do que uma “venda” é um Lugar de Café Especial e comidinhas deliciosas em Poços de Caldas. Aos poucos, essas mulheres poderosas fizeram suas transições de carreira, fechando o ciclo do jornalismo para dedicar-se ao empreendedorismo com propósito. Duas batalhadoras que já são um sucesso em suas escolhas!
 
E foi nesse lugar tão acolhedor que formamos, em torno de uma mesa cheia de delícias e bom café, uma roda de boa conversa.
Nossos convidados, Liliane Moraes Ormeneze, ou Tia Lili, como é conhecida no consultório odontopediátrico, e o marido Luciano Viti Mussolin, o homem das palavras cruzadas. Juntos, eles formam um casal carismático muito conhecido por todos os que frequentam o Ollivia Gastronomia. Amigos queridos que nos abriram as portas do restaurante para o lançamento do clube de assinaturas de cafés especiais, Batom na Xícara, em 2019.
 

 
Mesa posta e café servido, nossa tarde só estava começando.
Liliane, mulher guerreira, vencedora das dificuldades impostas pela vida em seu percurso, é uma profissional apaixonada pelo que faz. Seu trabalho não se resume a apenas tratar da saúde bucal das crianças: para ela é preciso entender a criança holisticamente. Estudiosa compulsiva, mantém-se atualizada no campo específico da odontopediatria, além das várias correntes teóricas que explicam o desenvolvimento infantil.
Mas a cereja do bolo do bate-papo desta tarde foi saber que, curiosamente, Lili cresceu entre os cafezais na fazenda do avô e do pai, no noroeste do estado do Paraná. Entendida do assunto, aos 14 anos, quando voltou para Curitiba (PR), sua cidade natal, chegou a apresentar um trabalho sobre o plantio do café nas aulas de biologia, recebendo méritos de seu professor. Muitos anos depois, Curitiba foi trocada por Poços de Caldas, não só na moradia, mas no sentimento de pertença: “aqui é minha casa”, diz ela. No sul, deixou entes queridos, que visita com frequência. Saudades especialmente da pequena Bella, a neta de 3 anos e meio e suas peripécias. E Bella também foi assunto da tarde. Os olhos de vovô Luciano brilhavam ao nos contar dos momentos de leitura com a pequena.
 
Muito elegante no trato com as mulheres, Luciano Mussolin trouxe um pouco mais de glamour à nossa mesa. Entre uma xícara e outra de café, ele falou dos sentimentos envolvidos sobre as recentes escolhas no campo profissional. Há pouco mais de um mês, passou o bastão da administração do Ollivia para o sobrinho. Uma difícil decisão, mas consciente da necessidade de se dedicar àquilo que ele mais gosta de fazer: a produção da revista A Recreativa. Com a segurança de que a centenária casa toscana se manterá firme tal como toda a história da família Viti, é hora de ter mais tempo para a família, tanto quanto para as palavras cruzadas, projeto fundado por seu pai, em 1950 que, em parceria com o irmão Adriano, dá continuidade com o mesmo esmero que o pai o fazia.
 

Ouvir as histórias de nossas anfitriãs e convidados nos levam à certeza de que nunca é tarde para manter os estudos ou começar um novo projeto. Fazer escolhas, se propor a aventura do novo. Afinal, essas são algumas das vantagens da maturidade. 
 
Mas, e a mesa? Ah! A mesa! Tinha café coado na hora, tinha pão de queijo recheado de pernil, pão de queijo tradicional, empadas, bem-casados, biscoitinho de chocolate com café... Tudo preparado na cozinha do Empório. Tudo com sabor de carinho e dedicação. Uma mesa recheada de histórias, sabores, aromas, sorrisos e um sentimento coletivo de que precisamos disso: momentos cafelicidade, com mais frequência.
Confesso que não foi fácil sair daquela mesa, mas passear pelas prateleiras do Empório e conhecer a variedade de produtos, nos levou a outro prazer: as compras! E aí fomos nós, de sacolinha nas mãos, encerrando mais um Lugares de Café.
 
Empório Vila de Minas
Av. Champagnat, 914 - Vila Cruz
@emporiovilademinas







*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.