Brand-News Publicidade 1200x90
15/06/2023 às 15h50min - Atualizada em 15/06/2023 às 15h50min

Galeria Origami aproxima público de grandes artistas nacionais na CASACOR São Paulo

FONTE E FOTO: Alessandra Barbieri - [email protected]
C 
A arte sempre foi um dos destaques da CASACOR São Paulo, e em sua 36ª edição essa tendência ganha ainda mais espaço, seja pelas obras selecionadas para dar vida aos 74 ambientes da mostra, seja com o lançamento da Galeria Origami CASACOR, primeira galeria de arte dentro do evento paulista.
Com a curadoria do gaúcho Cézar Prestes - cuja relação com a arte ultrapassa três décadas -, a Galeria Origami CASACOR traz ao público a oportunidade de aproximação com artistas nacionais renomados. Nomes como Iberê Camargo, Amílcar de Castro, Tomie Ohtake, Rubem Valentim e Glauco Rodrigues guiam o surpreendente percurso.
 
"Não existe uma forma certa para interpretação do que se vê, tampouco uma ordem para o que se sente nesse espaço", afirma Cézar. "Muitas vezes, o público espera que o artista lhe explique como interpretar a obra, quando na verdade o objetivo é a liberdade, afinal, como VOCÊ se sente?".
Pensando nessa familiarização, foi idealizado o "Papel da Arte", evento fechado que acontece no dia 17 de junho, das 11h às 14h, e que reunirá arquitetos, amantes da arte e colecionadores. "É importante lembrar que todas as obras expostas aqui podem e devem ser adquiridas. A maioria delas foi pensada pelos artistas para perpetuação dos institutos de arte, tão carentes de iniciativas. O fomento à cultura nacional é o objetivo principal desse encontro especial", reitera o curador.
 
ARQUITETURA - Linear, robusta e de leveza singular, a Galeria Origami CASACOR foi projetada por Gabriel de Lucca, arquiteto à frente do escritório GDL Arquitetura. Com 192m², a galeria possui predominância da madeira e do concreto em perfeito diálogo com o edifício. A escada é um dos destaques do espaço. Sua forma faz alusão ao Tsuru (ave sagrada e um dos mais tradicionais origamis da cultura japonesa) e o elemento construtivo convida o visitante a descobrir um mirante que permite uma vista sem obstruções do que acontece no seu entorno. De forma equilibrada, o invólucro arquitetônico se destaca entre as obras e peças que enfatizam e valorizam o design e a arte nacional.
 
Todas as obras dos artistas mencionados estarão à venda durante o período da mostra e parte das vendas serão revertidas para o Instituto Tomie Ohtake e o Instituto Rubem Valentim. Os interessados podem realizar a compra e buscar por mais informações no próprio espaço. Os valores começam em R$ 6 mil, podendo chegar até R$100 mil.
 
A CASACOR São Paulo, principal evento da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, segue até 6 de agosto, no Conjunto Nacional, com o tema Corpo&Morada. A proposta da 36ª edição é trazer novas leituras e abordagens para tratar de grandes questões do nosso tempo como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Os profissionais do elenco 2023 apresentam projetos em referência à pele em que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta.
 
Esse ano, assim como nos anteriores, a CASACOR São Paulo manterá sua agenda de visitação programada, onde o visitante deve escolher o dia e a hora em que deseja visitar a mostra e, no ato da compra, atentar a esse detalhe, pois haverá tolerância máxima de 15 minutos para entrada no evento. A venda de ingressos acontece por meio do aplicativo CASACOR, no site oficial da mostra ou na bilheteria do evento, mediante disponibilidade.
 
A CASACOR São Paulo 2023 tem patrocínio master Deca, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex e Casa Riachuelo, banco oficial Banco BRB, carro oficial Peugeot, apoio local Portinari Savoy, fornecedores oficiais The Bar e Vivo Fibra, seguradora oficial Pottencial Seguradora, midia partner oficial Veja e hotel oficial Radisson Oscar Freire.
 
SERVIÇO:
Onde: Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073
Quando: de 30 de maio a 6 de agosto de 2023
Horário de funcionamento:
Terça a sábado: das 12h às 22h / Domingos e feriados: das 11h às 21h
 
Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2023

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.