19/11/2024 às 15h03min - Atualizada em 19/11/2024 às 15h03min
Projeto Cultural de Poços é apresentado no Festival Trava Palooza em Córdoba, na Argentina
FONTE: Bibi Rodriguez - FOTOS: Michelle Veloso
A fotógrafa e documentarista Michelle Veloso faz sua 1ª cobertura e exposição fotográfica em evento da Área Trans, Travesti e Não Binária da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba (UNC)
A fotógrafa e documentarista Michelle Veloso esteve recentemente na Argentina para realizar um projeto cultural aprovado pela Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. A missão era documentar fotograficamente a 5ª edição do Festival Trava Palooza, realizado pela Área Trans, Travesti e Não Binária da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba (UNC). O evento, com o objetivo de dar visibilidade à população trans, especialmente em temas relacionados ao trabalho e à inclusão social, aconteceu no dia 7 de novembro.
No Trava Palooza, Michelle Veloso foi convidada para compor a equipe, pela organizadora do evento, a ativista Ivanna Aguilera. “Me preocupei em captar imagens que retratassem a força e a resiliência de pessoas trans em sua luta por dignidade e espaço na sociedade”, afirmou. Posteriormente sua produção fotográfica será exposta na UNC com o objetivo, segundo Ivanna Aguilera, de sensibilizar o público argentino para a realidade de uma população vulnerabilizada, cujas condições de vida são muitas vezes comprometidas, refletindo-se em índices alarmantes de expectativa de vida muito baixa. “Espero que as imagens sirvam para evidenciar a necessidade urgente de políticas de inclusão e inspirem oportunidade”, declara Michelle.
Na ocasião, Michelle ainda realizou a sua primeira exposição internacional, exibindo, formato de varal, uma série de retratos e trechos de entrevistas com usuários do Ambulatório Trans de Poços de Caldas, um serviço pioneiro no Brasil que oferece suporte e atendimento especializado para a população LGBTQIAPN+. Com essa iniciativa, Michelle buscou compartilhar com o público argentino as políticas públicas de Poços de Caldas voltadas para a população trans, ressaltando a importância de medidas inclusivas e de suporte à saúde e bem-estar social.
Na exposição foi incluída uma trilha sonora com a música de Gabriel Sá, cantor e compositor poços-caldense. “Gabriel, conhecido por sua arte sensível e por abordar temas políticos e sociais em suas composições, trouxe uma dimensão sonora que complementou as fotografias, criando uma experiência imersiva e reforçando a importância do projeto”, contou Michelle.
Ainda em Córdoba, Michelle Veloso fotografou as apresentações da cantora, compositora e instrumentista Nathália Diniz, que também estava na cidade e se apresentou no Trava Palooza e nos espaços culturais Una La Casa e Vuelta De Obligado. Neste último espaço citado, a fotógrafa deixou mais uma série de fotos para mais uma exposição autoral independente na Argentina. As fotos mostram cenas do filme Lua Vermelha, projeto audiovisual idealizado por Beatriz Castro, no qual Michelle trabalhou como fotógrafa still.
A realização de toda essa empreitada de Michelle Veloso em Córdoba, Argentina, contou com a produção de Bibi Rodriguez, da Lavanda Cultural, que organizou a relação internacional e a logística da viagem, além de fornecer apoio integral à fotógrafa.