14/06/2023 às 15h24min - Atualizada em 14/06/2023 às 15h24min
Instituto Moreira Salles promove a 11ª edição da Bolsa ZUM/IMS e aumenta valor do prêmio para R$ 80 mil
FONTE: Mariana Tessitore - [email protected]
As inscrições já estão abertas e vão até 23 de julho. O prêmio é dirigido a fotógrafos, artistas e coletivos que trabalham com fotografia e vídeo
A ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, promove a 11ª edição de sua bolsa de fomento à produção contemporânea. As inscrições já estão abertas e vão até 23 de julho. Serão selecionados dois projetos inéditos. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da revista. A partir desta edição, o valor de cada bolsa será de R$ 80 mil.
Lançada em 2013, a bolsa premia anualmente dois projetos inéditos, elaborados por artistas ou coletivos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. O projeto final (ou parte dele) é incorporado à Coleção Contemporânea do IMS.
Os trabalhos desenvolvidos com apoio da bolsa nos últimos 10 anos podem ser conferidos na exposição Entre nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, em cartaz no Pivô, localizado no Edifício Copan, em São Paulo.
Os projetos artísticos inscritos devem ser inéditos e relacionados à fotografia ou vídeo, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Todo o processo de inscrição e seleção é digital. O valor do prêmio é destinado ao desenvolvimento dos projetos. As pessoas ou coletivos contemplados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais.
As candidaturas serão avaliadas por uma comissão constituída por profissionais do IMS e pessoas convidadas com trabalho reconhecido na área. Serão consideradas a qualidade artística e a viabilidade do projeto. Os projetos vencedores serão divulgados em agosto no site da ZUM.