Brand-News Publicidade 1200x90
13/06/2023 às 16h27min - Atualizada em 13/06/2023 às 16h27min

Praça D. Pedro II e o Balneário Mário Mourão foram visitados pelo Projeto Turismo Educativo 60+

FONTE E FOTOS: Flávio José Valente
C 
Na tarde de 7 de junho, a Praça D. Pedro II e o Balneário Mário Mourão foram os atrativos turísticos visitados pela turma da Universidade Aberta para Maturidade (Unabem) como parte do Projeto Turismo Educativo 60+. No Balneário a turma foi gentilmente recebida pela diretora Rosilene Faria.
 
Tão antiga quanto a cidade é a história do “Largo da Colúmbia”, popularmente conhecido como Praça dos Macacos, mas oficialmente denominada Praça Dom Pedro II. Lá se encontrava o “Poço Velho”, que ficava numa quase ilha, rodeada pelo Ribeirão de Caldas e as águas que escorriam de diversos córregos e nascentes. A elevação e a captação das aguas do “Poço Velho” ocorreu em 1882, graças a perícia de um pedreiro português, mestre Antônio Alves da Silva. No entanto, o primeiro balneário, denominado “Estação Balneária de Poços de Caldas”, só ficou pronto em 1896. Ele dispunha de 11 banheiras de primeira classe, em azulejos brancos, e 13 banheiras de segunda classe em madeira de cedro.
 
Este balneário antigo foi demolido no governo estadual de Rondon Pacheco. Uma nova construção foi edificada com 20 banheiros - 10 masculinos e 10 femininos. Este balneário foi inaugurado em 14 de março de 1975 e recebeu a justa homenagem, recebendo o nome do médico e crenologista Dr. Mário Mourão. Além do Balneário e de suas duas fontes externas abertas ao público 24 horas, a Praça Dom Pedro II apresenta vários atrativos históricos, como a “Ponte da Felicidade”, sobre o Ribeirão de Caldas, construída no início do século passado e que é considerada uma verdadeira obra de arte; esta simula uma estrutura com troncos rústicos de madeira. A parte artística da ponte foi feita por Agostini Tucci, artista italiano vindo de Mococa (SP). Na Praça também se encontram quatro monumentos que homenageiam Dr. Mário Mourão, Dr. Caio Junqueira, Benedito Cyrillo de Oliveira e “as Mães”.
 
Segundo o professor Flávio, “muitos fatos históricos e curiosos estão relacionados à Praça e ao seu redor, como a comunidade de negros ‘Botafogo’, as casinhas de ‘Dona Quita’, o casarão do Reinaldo Amarante e a curiosa história da ‘Porteira da Saudade’, que comunicava com a entrada do antigo cemitério da cidade, onde fica hoje a Igreja Matriz.”
 
No Balneário Mário Mourão de hoje, os moradores e turistas dispõem de vários serviços, tais como banho de imersão, aroma terapêutico, pérola, massagem relaxante, quick massagem, banho de argila (detox), massagem de pedras quentes, bambu terapia, gomagem corporal, drenagem linfática, massagem dreno modeladora, dentre outros. Os moradores de Poços de Caldas têm 50% de desconto, basta apresentar o comprovante de endereço e a carteira de identidade com foto.
 
RESGATE - O projeto Turismo Educativo 60+ é uma iniciativa que visa resgatar e vivenciar fatos históricos, geográficos, econômicos, de saúde e ambientais relacionados ao turismo de Poços de Caldas. Isso é realizado por meio de visitas guiadas aos principais atrativos turísticos da cidade, coordenado pelo professor Dr. Flávio José Valente ([email protected]).
A Unabem é um programa de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desenvolvido para a população acima de 60 anos, que visa promover atividades intelectuais com o objetivo de elevar a autoestima, a sociabilidade, além de desenvolver as capacidades cognitivas dos integrantes. São atividades gratuitas e abertas a toda comunidade. A coordenação do núcleo de Poços de Caldas é da professora Dra. Adriana Gavião B. Oliveira ([email protected]).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.