Evento é a maior vitrine de produtos com Indicação Geográfica do país
A noite fria e a chuva fina que caía ao lado de fora do Palácio dos Festivais, em Gramado (RS), na noite desta quarta-feira (28), não foram capazes de desanimar o público que participou da solenidade de abertura do Connection Terroirs do Brasil. A cerimônia reuniu autoridades, entidades representativas, produtores, jornalistas e influenciadores. Em sua 8ª edição, o evento exalta as delícias e as belezas dos produtos com Indicação Geográfica (IG) das mais diferentes regiões do país.
Em sua fala, Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, realizadora do evento, destacou a importância do tema para o desenvolvimento econômico e do turismo, sendo uma ferramenta com grande poder de transformação de um território. “O Sebrae nos desafiou a ingressar nesse segmento de mercado e somos extremamente gratos a essa provocação. Neste ano, reunimos 16 estados brasileiros, que trazem aqui para Gramado o que há de mais genuíno em nosso vasto país.”
“Também precisamos celebrar o crescimento das certificações no país e parabenizar as duas últimas indicações: a carne de onça, do Paraná, e a cerâmica da comunidade de Alegria, do Ceará. Este é um evento com força, com alma, pois foi construído a muitas mãos, onde todos têm voz de fala”, continuou. Atualmente, o Brasil tem 134 IGs certificados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Eduardo Zorzanello, também CEO da Rossi & Zorzanello, exaltou o papel da agricultura familiar como alicerce dos produtos com indicação geográfica. “É importante valorizarmos a base. E aqui, teremos 14 agroindústrias. O Connection vai além de um evento de negócios, de experiências únicas: trabalha o poder da inclusão pela educação.”
Correalizado pelo Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil reúne, até sábado (31), 52 Indicações Geográficas de norte a sul do país. De acordo com Joel Vieira Dadda, diretor-superintendente do Sebrae RS, o evento representa a força da origem da terra e da tradição, levada adiante por produtores e famílias que mantêm vivas suas heranças locais. “Acreditamos em gente que transforma saberes em negócios, em territórios, em experiências.”
Após a cerimônia, os participantes presenciaram o corte da fita inaugural do evento (foto), na Rua Coberta, e foram recebidos com um coquetel na Sociedade Recreio Gramadense, onde foram servidas iguarias produzidas com IGs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Servimos a Cracóvia, embutido do Paraná, com polenta brustolada, um prato típico nosso, e pasta de queijo serrano. Também tivemos uma tartelete com porco desfiado e barbecue de goiaba, vinda de Carlópolis (PR)”, explicou a chef Bruna Gotardo, professora do Senac e responsável pelo desenvolvimento do menu da noite.
Reconhecimento aos terroirs brasileiros
Nesta 8ª edição, 17 IGs participam pela primeira vez no evento. Para homenageá-las e reconhecer a importância do trabalho que desenvolvem, seus representantes receberam o troféu Connection Terroirs do Brasil:
. Amêndoa de Cacau de Linhares (ES) - Kellen Scapini
. Biscoito de São Tiago (SP) - Samuel Campos
. Cachaça e Aguardente de Luiz Alves (SC) - Orécio Rech
. Café da Chapada Diamantina (BA) - Tadeane Pires Matos
. Café do Vale da Grama (SP) - Valdir Duarte
. Café das Matas de Rondônia (RO) - Ronieli Hel
. Camarão da Costa Negra (CE) - Socorro Lima
. Queijo dos Campos de Cima da Serra (RS) - Agostinho Zanelato
. Cerâmica de Alegria (CE) - Samuel Souza
. Cracóvia de Prudentópolis (PR) - José Marcos Mahulak
. Derivados de Jabuticaba de Sabará (MG) - Meire Ribeiro da Silva
. Erva Mate de machadinho (RS) - Selia Regina Felizari
. Mel de Aroeira de Inhamus (CE) - Paulo de Macedo e Silva
. Mel de Aroeira do Norte de Minas (MG) - Hélio César de Oliveira
. Panelas de Barro de Raposa (RR) - Enoque Raposo
. Vinhos do Sul de Minas (MG) - Matheus Alves
. Renda Filé de Jaguaribe (CE) - Claisa Figueiredo
SOBRE O CONNECTION - O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) - um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem. Além disso, gerará oportunidades de negócios e buscará desenvolver o potencial turístico dos locais onde estão inseridas essas produções certificadas.