Pousada Cheiro da Terra é sugestão de hospedagem
A cidade de Cunha, a cerca de 227 km da capital paulista e 308 km da fluminense, entrou definitivamente para a lista dos melhores destinos turísticos no Estado de São Paulo. É uma combinação perfeita de passagens belíssimas, campos de lavanda e de oliveiras, alta gastronomia, ateliês de cerâmica e uma infinidade de outras atrações.
Incrustada entre as montanhas da Serra do Mar, Cunha oferece um visual de tirar o fôlego praticamente a partir de qualquer ponto de onde se olhe. O cume mais alto é a Pedra da Macela, que fica no Parque Nacional da Serra da Bocaina e permite a contemplação em 360º das cidades de Paraty (RJ), Guaratinguetá (SP) e Taubaté (SP). O acesso à Pedra da Macela é feito por uma trilha pavimentada, com 2,63 km de extensão, que leva cerca de 1 hora para ser percorrida e é mantida pelo ICMBio e fechada para carros entre sexta-feira e domingo e em feriados.
A experiência visual é incrível também no espaço O Lavandário (www.lavandario.com.br), que fica no alto de uma montanha, com vista para todo o vale. Lá são cultivadas lavandas e ervas aromáticas, destilados óleos essenciais e desenvolvidos produtos como sabonetes, velas, aromatizadores de ambiente e até sorvetes. Na mesma linha está o Contemplário (www.contemplario.com.br), que também possui plantações de lavanda, alecrim e capim limão, entre outras.
Quem aprecia a natureza também vai se encantar com O Olival, que conta com loja e bistrô, e o Sempre Olivas, que oferece degustações de azeites, piqueniques, restaurante e loja. Ou com as trilhas do Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar (cunha.ingressosparquespaulistas.com.br), que podem ser feitas com ou sem acompanhamento de guias e podem envolver birdwatching (observação de pássaros).
Outro destaque é o Parque Solar Cunha, um espaço temático e cultural dedicado à conexão entre o ser humano, a Terra e o cosmos. Os visitantes podem explorar o conceito de rotação terrestre enquanto apreciam a deslumbrante paisagem de serras e matas da região. Mais informações estão disponíveis em www.parquesolarcunhasp.com.br.
Também há opções para os fãs de história e cultura. No centro é possível visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1731, o Museu Francisco Veloso, que é um espaço de pesquisa sobre a cultura caipira, e a Casa do Artesão, que exibe uma mostra fixa de cerâmicas, objetos de madeira e até tecidos. Aliás, vale percorrer todos os bairros visitando os diversos ateliês. Destaque para o Suenaga & Jardineiro, que tem peças belíssimas.
Por fim, a gastronomia é outro ponto forte. Destaque para os restaurantes Il Pumo, Quebra Cangalha, Veríssima, Drão, Kallas e Porco & Pizza, além das cervejarias Reale e Wolkenburg.
HOSPEDAGENS - Entre as opções de hospedagem destaca-se a Pousada Cheiro da Terra (foto), que fica logo depois do portal de entrada da cidade e pertence ao ceramista Marivaldo Rodrigues. A temática ali é toda centrada na arte, que pode ser encontrada em todos os detalhes, em todos os cantinhos. Desde o terraço, com móveis esculpidos por artesãos locais, sempre sob a supervisão de Marivaldo, passando pelo lobby e restaurante, que contam com diversas peças de diferentes partes do Brasil e do mundo, até o enorme ateliê, onde são ministrados workshops e realizadas sessões de queimas de Raku. Trata-se de uma técnica japonesa que envolve a retirada das peças de cerâmica de um forno especial ainda incandescentes para serem resfriadas em materiais orgânicos como folhas ou serragem.
A pousada conta com 21 amplos chalés de decoração rústica, com lareira e muito conforto, além de piscina com cascata, sauna semiúmida finlandesa, deck para contemplação do pôr do sol e restaurante, onde diariamente é servido o café da manhã.
Mais informações em www.pousadacheirodaterra.com.br