Brand-News Publicidade 1200x90
14/04/2021 às 14h10min - Atualizada em 14/04/2021 às 14h10min

Cerveja Lager ou Cerveja Pilsen? Desfazendo a confusão

Jean Benetti - Sommelier de Cerveja
[email protected]
Pilsner Urquell
,
Antes de tratarmos daquilo que define uma cerveja Lager e uma Pilsen, é preciso que se diga que as cervejas do estilo Pilsen são “espécies do gênero” das Lager. Há cerca de mais 120 estilos de cerveja e todas elas estão divididas em 2 grandes grupos: o grupo Lager e o grupo Ale. A diferença essencial entre eles está no tipo de fermentação: os fermentos (ou leveduras) Ale trabalham em temperaturas mais altas, geralmente acima de 15°C, e conferem aromas e sabores mais complexos às cervejas; já os fermentos Lager, trabalham em temperaturas de adegas ou geladeira, normalmente abaixo de 15°C, conferindo notas mais suaves à bebida.
Destes mais de 120 estilos de cerveja existentes, apenas 30 estilos são Lager e o restante é Ale.  Apesar disso, mais de 90% da cerveja consumida no mundo é Lager, sejam elas claras, escuras ou avermelhadas: Pilsen Tcheca, Pilsen Alemã, Bock, Amber Lager, Munich Dunkel, Schwarzbier, American Lager, etc.  Este último, American Lager, é o nome correto do estilo que aqui no Brasil se conhece por “Pilsen”.  Tanto é que a cerveja Kaiser, que por muitos anos se intitulava Pilsen no seu rótulo, depois que foi adquirida pela holandesa Heineken, corrigiu seus rótulos para Lager.
Então o que define uma cerveja Pilsen? Este estilo foi inventado em 1842, na cidade de Plzeň (Pilsen), na República Tcheca, e é um estilo do grupo Lager que tem a coloração parecida com as nossas American Lager, porém o aroma e o sabor são bem diferentes; elas têm amargor bem mais pronunciado e um aroma floral do lúpulo que faz com que a cerveja seja mais “cheirosa”. Além das Pilsen Tchecas, também chamadas de Bohemian Pilsener ou Czech Premium Pale Lager, temos também a versão alemã desse estilo, a German Pils, que é menos floral, mais seca e com amargor ainda mais pronunciado.
Portanto fica entendido que Pilsen é um tipo de Lager, as cervejas chamadas de Pilsen no Brasil são na verdade do estilo American Lager e as verdadeiras Pilsen são bem mais intensas no aroma e sabor. A confusão de chamar de Pilsen o que não é Pilsen, é invenção brasileira.
 








 *O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.