Gisele Ferreira, curadora do Flipoços e diretora da GSC Eventos Especiais, com Nadja Moreno (GSC) e Raíssa de Melo, coordenadora das Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas
c Pela 18ª vez o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas realiza a doação de livros arrecadados durante a programação para a Biblioteca Centenário. O Festival aconteceu de 3 a 7 de maio, em formato mais enxuto, com cinco dias de atividades, mas não deixou de fazer a arrecadação de livros, cumprindo assim seu papel de promover a incentivar a leitura, fazendo uma significativa doação para a biblioteca pública.
O Festival contou com 95 atividades, incluindo o Circuito Pegada Literária e atividades de parceiros como a Sicredi, A Recreativa e o Sesc em Minas. Foram em torno de 73 convidados entre autores e outros profissionais. Apesar de o festival nesta edição ter passado por uma reestruturação e ter sido desmembrado da Feira, o público não deixou de participar e prestigiar a programação, além de doar livros.
Como uma das ações sociais efetivas do Festival, a campanha “Doe um Livro” é a mais tradicional. “Ao longo desses 18 anos, mais de 40 mil títulos foram doados não só para bibliotecas públicas e entidades de Poços, como para outras pequenas cidades e escolas rurais. A doação de livros é um momento importante para nós, pois sela todo um imenso trabalho em prol da população de Poços, promovendo o incentivo à leitura. Nosso compromisso é formar novos leitores”, enfatiza Gisele Ferreira, curadora do Festival.
Outra parceira importante no Flipoços 2023, foi novamente o Camões Brasília, que resultou na vinda da autora residente portuguesa Judite Canha Fernandes, que passou uma semana em Poços. Ela terá como missão, produzir um texto inédito que será publicado no Brasil e em Portugal. Fato semelhante aconteceu este ano referente ao autor residente de 2022, Afonso Reis Cabral cujo texto foi veiculado com exclusividade pela Revista Piauí na edição no último abril. Este ano foram arrecadados 400 livros e doados para a Biblioteca Centenário.
E em 2024 a GSC Eventos lança a Bienal do Livro do Sul de Minas, que vai acontecer de 27 de abril a 05 de maio, com uma diferenciada programação cultural que será construída junto com a editoras, livreiros e entidades do mercado editorial nacional. A Bienal vai ser realizada em espaço aberto, no centro da cidade, próximo às grandes e praças da cidade, onde serão ocupadas pelos expositores da Feira que terão mais oportunidades, novos parceiros e muitas novidades, proporcionando mais acessibilidade a toda população. Acesse o canal no YouTube https://www.youtube.com/@flipocos-pc para rever toda a programação do Flipoços 2023 e ainda a galeria de fotos do Festival no linkhttps://www.facebook.com/flipocos/photos. Para mais informações, ligue (35) 3697-1551.