Brand-News Publicidade 1200x90
10/05/2023 às 16h14min - Atualizada em 10/05/2023 às 16h14min

Companhia de Teatro poços-caldense recebe “Troféu do Júri” no 33° Festival de Teatro de São João da Boa Vista

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTO: Oséias Barboza de Souza
c 
A Companhia de Teatro Conscius Dementia recebeu o “Troféu do Júri” no 33° Festival de Teatro de São João da Boa Vista/SP. O festival aconteceu no último mês de abril, no Teatro Municipal da cidade paulista, e contou com a apresentação do grupo com a peça “Sobre-viver”. O desempenho foi premiado com o inédito “Troféu do Júri”, que trouxe a defesa dos profissionais da arte e da cultura como principal pauta.
 
Com nove anos de atuação em Poços de Caldas, a Cia. de Teatro Conscius Dementia se dedica à produção de teatro de grupo e possui como propósito levar o teatro como uma forma de expressão política, ato de amor, ferramenta de luta social e ocupação de espaços para todas as pessoas, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e ampliar o acesso à cultura e ao entretenimento.
 
O espetáculo premiado "Sobre-viver" passou por muitas etapas até se tornar a peça apresentada no festival. O nascimento da obra se deu em 2015, quando o ator e diretor Emmano Garcia se inspirou nos quatro integrantes e, em 2016, escreveu o texto Degraus como presente para os artistas do grupo: Larissa Garcia, Rafaela Jacon Dutra, Danielle Marques e Johnny Hansk. Porém, o projeto foi pausado por diversas questões e só retomado em 2020, quando a diretora Larissa Garcia trouxe o texto para o primeiro ensaio no palco da Urca, mas foi novamente interrompido pela pandemia. No ano seguinte, após alguns ajustes, o espetáculo foi apresentado presencialmente no Festival de Inverno de Poços de Caldas 2022.
 
"Sobre-viver" conta a história de duas artistas moradoras de um cortiço que lutam para sobreviver em meio à desvalorização da arte e às dificuldades do dia a dia, afetadas pelas ações de outras três personagens que representam o poder público, a sociedade e a fiscalização. A peça é composta por texto e músicas que questionam como a arte é vista no país e convida a plateia a escolher o rumo da vida das personagens.
 
“O ´Troféu do Júri´, pelo trabalho de pesquisa do grupo, que traz a defesa dos profissionais da arte e da cultura, foi uma surpresa para nós, os jurados disseram que a escolha da premiação contemplou tudo que eles gostaram no espetáculo. Ficamos felizes e agradecidas, o espetáculo reafirma sua missão de valorizar os artistas com este reconhecimento”, avaliam as integrantes da Cia.
 
Esta foi a primeira vez que a companhia se apresentou no estado de São Paulo. O grupo não participava de um festival competitivo de teatro desde 2019. Além do “Troféu do Júri”, o grupo recebeu ainda duas indicações: melhor atriz coadjuvante (Gabriela Severini) e melhor atriz principal (Larissa Garcia).
 
“Em 2023, completamos dez anos de existência e, nos últimos cinco anos, temos priorizado espetáculos autorais que revelam o que queremos dizer ao mundo. `Sobre-Viver` é nosso primeiro espetáculo adulto autoral e fala diretamente com a realidade que vivenciamos todo dia e que também presenciamos ao acompanhar a caminhada de amigos e colegas de profissão. Como dizemos em um dos finais do espetáculo nas palavras da atriz Danielle Marques: ‘É por isso que a gente vive, é por isso que a gente resiste...’”, completam.
 
Para o secretário municipal de Cultura, a premiação reflete a qualidade da produção teatral local. “Parabenizo a todas as integrantes da Companhia de Teatro Conscius Dementia de Poços de Caldas, pela brilhante participação no Festival de Teatro de São João da Boa Vista. Sem dúvida, o grupo representa com maestria a cultura local, se tornando referência na produção cênica da região. Seu compromisso com a arte e a expressão criativa é inspirador”, destaca Gustavo Dutra.
 
FICHA TÉCNICA "Sobre-viver":
Atuação: Larissa Garcia - Lúcia, Danielle Marques - Eva e Fiscal, Rafaela Jacon Dutra - Senhora Julieta, Gabriela Severini - Prefeita Fulana de Tal e Mulher
Dramaturgia original ("Degraus") - Emmano Garcia
Dramaturgia adaptada ("Sobre-Viver") - Larissa Garcia
Direção - Larissa Garcia
Maquiagem - Danielle Marques
Assistente de maquiagem - Gabriela Severini
Criação de Figurino, Cenário e Iluminação - Larissa Garcia
Composição jingle - Danielle Marques
Vozes de apoio da trilha sonora - Danielle Marques e Larissa Garcia
Identidade visual - Danielle Marques
Coordenação de produção - Larissa Garcia
Produção executiva - Larissa Garcia e Andressa Lauriete (Ruana)
Produção geral - Danielle Marques, Gabriela Severini, Larissa Garcia, Rafaela Jacon Dutra
Composição da trilha sonora e produção musical (voz e instrumentos) e sonoplastia - Johnny Hansk
Iluminação: Aria Nery

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.