FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Vitral do saguão das Thermas Antonio Carlos, Casa Conrado Sorgenicht, São Paulo, 1930 - Foto Luiz Soares Costa Júnior, 2023. Acervo Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
A 21ª Semana Nacional de Museus será marcada pela abertura da exposição “O tempo e a água: milagre da cura à construção da paisagem”, no dia 16 de maio, às 15h, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A mostra reúne fotos, cartões-postais, recortes de jornal, coleções de objetos variados, com o intuito de valorizar e conscientizar sobre a história das águas em Poços, com o sentido da cura e outros benefícios.
“A água é o elemento fundamental para o surgimento de Poços de Caldas, contribuindo com sua fama de saúde, beleza e bem-estar. Além do termalismo, o espetáculo das águas naturais impressionaram os tropeiros, os viajantes e até o mais ilustre dos visitantes destas paragens: o imperador Dom Pedro II. O único registro fotográfico de sua comitiva foi na mitológica Cascatinha, parcialmente soterrada entre as margens da avenida Santo Antônio. Já a Cascata Grande, ou melhor, a Cascata das Antas, seca-se a cada ano seu majestoso chuveiro de água, que borrifava os turistas e dificultava os fotógrafos no registro para os cartões-postais. A exposição vai tentar esta investigação poética, a memória da água em Poços de Caldas, através de fragmentos e residuais de instituições públicas e coleções particulares”, comenta o professor e arquiteto Antonio Carlos Rodrigues Lorette, curador da exposição.
A mostra fica em cartaz de 16 de maio a 2 de julho e é dividida em cinco subtemas: águas que embelezam a cidade, curam o corpo e a alma, revelam a natureza, alimentam o ser e as águas que divertem e exercitam. A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 10h às 16h; aos sábados, das 14h às 17h, e domingos e feriados, das 10h às 13h.
SEMANA NACIONAL DE MUSEUS - Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, a 21ª Semana Nacional de Museus, realizada sempre na semana do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus - visa ampliar o diálogo entre as instituições e o público, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus. Para 2023, o tema do evento é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, para lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.
“Sem dúvida, a exposição está em total consonância com a temática proposta para a Semana Nacional de Museus para este ano, abordando a importância fundamental das águas curativas para Poços de Caldas”, destaca a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, Marina Andrade.
FICHA TÉCNICA: Marina Andrade - Coordenadora do Museu Histórico e Geográfico Antonio Carlos Rodrigues Lorette - Curador da Exposição Acervos e Coleções: Antonio Carlos Rodrigues Lorette / Thermas Antonio Carlos - Poços de Caldas / Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas Apoio técnico: Abel Barzagli, Daize Fraziele e Iuri Biagioni Estagiários: Benedito Cézar, Letícia Luvizotti, Maria Alice Araujo e Matheus Gomes
SERVIÇO: Abertura da exposição “O tempo e a água: milagre da cura à construção da paisagem” Data: 16 de maio - terça-feira Horário: 15h Local: Museu Histórico e Geográfico (Rua Padre Henry Mothon, s/n - Centro) A exposição ficará aberta ao público de 16 de maio a 02 de julho de 2023