O 48º Congresso Americano de Urologia (AUA), realizado no último final de semana em Chicago (EUA), avaliou os 50 anos de desenvolvimento da prótese peniana inflável. O evento, um dos maiores do mundo dentro da especialidade, contou com a participação de renomados profissionais da área de diversos países, entre eles o médico poços-caldense Alcides Mosconi Neto.
De volta ao sul de Minas, esta semana, Alcides Mosconi avaliou como de muito alto nível os debates promovidos no congresso. Segundo o médico, foram diversos aspectos científicos importantes abordados e também apresentadas novidades em tratamentos de pacientes urológicos nos diversos países.
Ao todo, o congresso consumiu mais de 100 horas de reuniões, palestras, seminários, apresentações de experiências e debates sobre recentes terapias para tratamentos da próstata e disfunção erétil. Entre eles, se destacaram os procedimentos promissores com a utilização de vapor para diminuição da próstata.
REZUM - Alcides citou como exemplo as novas terapias, menos invasivas, para casos de aumento benigno da próstata (hiperplasia), apresentadas no congresso. O especialista destacou o tratamento por meio de Rezum, um procedimento rápido feito à base de injeção de vapor d’água na próstata, fazendo com que ela diminua de tamanho. “Para breve esperamos ter a mesma tecnologia disponível para atender pacientes também aqui no Brasil”, anunciou Alcides.
PESQUISA DE DESTAQUE - Alcides Mosconi é um reconhecido especialista em tratamento de disfunção erétil no Brasil. Médico do Centro de Referência da Saúde do Homem/Hospital Brigadeiro-São Paulo, na capital paulista, ele integra há anos a equipe de profissionais que realiza implante de prótese peniana inflável. O médico, que também atende pacientes em Poços, fez a primeira experiência no país, em 2013, com homens e mulheres para avaliar o nível de satisfação do casal, após a implantação de prótese peniana. O trabalho inédito repercutiu positivamente em todo o país e ganhou destaque, inclusive, no site do médico Dráuzio Varela.