04/05/2023 às 16h05min - Atualizada em 04/05/2023 às 16h05min
“Pelo meu filho, eu luto” será lançado no Flipoços 2023
FONTE E FOTO: Divulgação / Ana Paula Tranche
Publicação traz a biografia e um recorte da história de vida de Ana Paula Tranche, presidente da ADEFIP Poços de Caldas
“Pelo meu filho, eu luto”, livro escrito por Ligia Scalise que conta o drama pessoal vivido por Ana Paula Gonçalves Tranche, presidente voluntária da ADEFIP Poços de Caldas, é um dos destaques da programação do Flipoços 2023. A 18ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas começou hoje, dia 3 de maio, e prossegue até o dia 7, no Complexo Cultural da Urca. O lançamento do livro vai acontecer no sábado (6), às 9h. Na sequência, as crianças e jovens da entidade vão apresentar o espetáculo “Entre nós”.
No livro, a luta de uma mãe por condições de saúde e de tratamento melhores para seu filho. “É um recorte da história de vida de Ana Paula, em especial, a partir do nascimento do seu caçula, o Gustavo. Uma mãe que não se consolou, tampouco se conformou, com a realidade que lhe era posta. Ana Paula fez o que muitos chamavam de impossível”, diz a autora.
Segundo ela, na publicação o leitor vai saber mais sobre a força dessa mulher para transpor barreiras físicas e emocionais e, a partir disso, mudar a realidade de muitas vidas: a do seu menino e a de uma cidade inteira. Ana Paula é o reflexo de todas as mães que sonham em dar o melhor para seus filhos. Ela sonhou, e também construiu uma instituição.
Hoje, a atual presidente voluntária da ADEFIP, que atende muitas outras crianças e adultos com as mesmas condições de saúde do Gustavo, se sente pronta e com coragem de desnudar sua alma ao detalhar suas memórias mais difíceis, também as mais bonitas, honrando seus aprendizados, a história de vida e o legado do Gustavo.
Ao fim, você verá que o amor sobrevive à dor.
Formada em Magistério, graduada em Gestão Empreendedora de Negócio, com MBA em Gestão de Pessoas, Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor, desde 2012 Ana Paula é presidente voluntária da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas - entidade homenageada, em 2022, terceiro ano consecutivo, com o prêmio das “100 Melhores Ongs do Brasil”. Ela diz que sua inspiração para ingressar na associação foi um menininho de cadeiras de rodas, Gustavo Tranche, seu filho, e através dele acabou ganhando centenas de filhos. Segundo ela, foi ele que a fez acreditar no impossível e aprender que na Adefip não se trabalha a deficiência, e sim o potencial do ser humano.