02/05/2023 às 16h29min - Atualizada em 02/05/2023 às 16h29min
A história da Guarda Mirim contada pelo jornalista Odair Camillo
FONTE E FOTOS: Brand-News
C
Publicação foi lançada na segunda-feira, 1º de maio, pelo jornalista e escritor Odair Camillo. No livro, ele conta a história de luta para manter a Guarda Mirim de Poços de Caldas, que durante décadas contribuiu para a formação e promoção de mais de 15 mil jovens carentes, preparando-os para o mercado de trabalho
O jornalista e professor Odair Camillo lançou na segunda-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, o livro "Resgate de um sonho" (Estância Projetos Editoriais, 157 páginas). A manhã de autógrafos foi realizada ao lado da sede da Guarda Mirim de Poços de Caldas, que fica ao lado Praça do Xadrez e Estação Ferroviária. Parte da renda será revertida ao Lions Clube Urânio.
O autor, fundador do clube de serviço que nasceu há 46 anos, conta a história de luta para manter a entidade - que durante décadas trabalhou na formação e promoção de mais de 15 mil jovens carentes, preparando-os para o mercado de trabalho, os revezes encontrados no caminho, o encerramento das atividades, entre outros temas.
Através de uma pesquisa em jornais da época, Odair resgata verdades e mentiras protagonizadas por algumas pessoas insensíveis à sua luta em proporcionar uma vida digna aos menores carentes que pretendiam sair da marginalização, dando-lhes a oportunidade do primeiro emprego.
Os textos e crônicas tiveram como fonte o arquivo particular do autor, com mais de 100 notícias recortadas das páginas dos veículos de imprensa da época.
Conhecido pela atuação, ao longo de 45 anos, no Jornal Brand-News, do qual foi fundador e diretor, Odair tem um extenso currículo na área social, com destaque para a criação da Guarda Mirim de Poços de Caldas, a qual presidiu por oito anos - período em que conseguiu uma área da FEPASA, de mais de 1.400 m2, para que nela fosse construída a sede própria da entidade, através de um convênio assinado também com a participação da Prefeitura. O projeto inicial contaria também com a construção de um Centro de Informações Turísticas, tendo na área uma Maria Fumaça e um Vagão Restaurante para a recepção e informação dos turistas.
A solenidade de inauguração da sede aconteceu no dia 9 de outubro de 1983, com a presença do prefeito Dr. José Aurélio Vilela e várias autoridades.
Odair já tem outros cinco livros publicados e prepara o lançamento de outros dois, um deles autobiográfico.
Os interessados em adquirir um exemplar podem entrar em contato pelo WhatsApp (9 8846-3731 e 9 8882-1689) e Facebook (Odair Camillo e Cláudia Camillo).