Brand-News Publicidade 1200x90
24/04/2023 às 15h36min - Atualizada em 24/04/2023 às 15h36min

Rasgacêro leva espetáculo infantil para escolas públicas a partir desta semana

FONTE: João Araújo - [email protected] - FOTO: Assessoria da PUC Minas
C 
O Grupo Rasgacêro inicia nesta segunda-feira (24) uma série de apresentações do espetáculo “O Artêro e a Salamandra de Fogo”. Por meio desta iniciativa, alunos de escolas municipais vão assistir gratuitamente a uma produção que trata da questão ambiental de maneira lúdica, misturando teatro, música e circo. 
 
O projeto também inclui uma sessão no Parque Municipal Antônio Molinari, que será no dia 1º de maio, às 15h, dentro da programação da Festa do Trabalhador. As atividades são realizadas com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio do Grupo DME e apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura
 
De acordo com o grupo, o projeto tem a finalidade de levar um apelo em favor da preservação do meio ambiente, nessa história cheia de ação e aventura. O espetáculo conta a saga do herói brasileiro Juvenal, que derrotou a salamandra de fogo que secava o Rio Grande. A história é uma livre adaptação do cordel “Juvenal e o Dragão”, de João Martins de Athayde, com roupagem lúdica e circense. 
 
A obra original foi publicada em 1959 e reeditada em 1974 por Leandro Gomes de Barros. Desde então, a história de Juvenal foi adaptada para diversas linguagens artísticas, do cinema ao teatro de bonecos e sombras. Agora, o Rasgacêro apresenta uma montagem que aborda a utilização consciente da água potável e a preservação ambiental. 
 
A montagem do Rasgacêro teve sua primeira adaptação livre feita em 2016 pela produtora Bibi Rodriguez e agora volta à cena com a versão assinada por Nando Gonçalves, Nanda Dearo e o Grupo Rasgacêro. A maior parte da trilha sonora é autoral, com músicas compostas por Ricardo Malabi, fundador e coordenador do grupo, além de alguns clássicos da música brasileira.
 
Malabi informa que “O Artêro e a Salamandra de Fogo” segue a mesma linha de produção artística dos outros espetáculos do grupo, reconhecido como um dos principais representantes das artes integradas em Minas Gerais e no país. “Enfatizamos manifestações da cultura regional e folclórica brasileira, valorizando o cotidiano do povo e aproximando o público das muitas realidades sociais existentes em nosso entorno”, comenta o coordenador do Rasgacêro. 
 
AGENDA:
Escola Municipal Presidente Washington Luiz
Data: 24/04 (segunda) - Horário: 15h30
 
Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira
Data: 26/04 (quarta) - Horário: 15h30    
 
Escola Municipal José Avelino de Melo
Data: 28/04 (sexta) - Horário: 15h30     
 
Parque Municipal Antônio Molinari
Data: 01/05 (segunda) - Horário: 15h    
 
Escola Municipal José Mamud Assan
Data: 04/05 (quinta) - Horário: 15h30
 
Escola Municipal Dona Lúcia Sacomann Junqueira
Data: 09/05 (terça) - Horário: 14h
 
Escola Municipal Professora Carmélia de Castro
Data: 11/05 (quinta) - Horário: 14h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.