Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
20/04/2023 às 15h43min - Atualizada em 20/04/2023 às 15h43min

Chalé Cristiano Osório recebe a Unabem dentro do Projeto Turismo Educativo 60+

FONTE E FOTOS: Flávio José Valente
c 
A Universidade Aberta para Maturidade (Unabem) realizou na tarde de ontem, 19 de abril, mais uma de suas visitas guiadas previstas dentro do Projeto Turismo Educativo 60+. O bucólico Chalé Cristiano Osório foi o atrativo turístico escolhido. O grupo foi conduzido pelo professor Flávio José Valente e pela coordenadora da Unabem Adriana Gavião B. Oliveira, que foram recebidos pela equipe do Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas: Haroldo Gessoni, Isabela Brasileiro e Leandro Mizael.
 
A história do Chalé começa com o Coronel Cristiano Osório de Oliveira, fazendeiro abastado de São João da Boa Vista (SP), encomendando, em 1894, a nova moradia de veraneio ao recém arquiteto italiano João Batista Pansini. Pansini havia chegado em Poços por volta de 1878. Profissional competente, educado e jovial, era considerado o arquiteto e construtor mais importante da cidade e não demorou a se tornar conhecido e respeitado pelos poucos habitantes da localidade.
 
Segundo o professor Flávio Valente, “várias famílias abastadas da região queriam poder usufruir da nova cidade balneária que despontava, mas em moradias de grande estilo. E os grandes chalés neoclássicos se tornavam a nova sensação da ocasião, em termos de estilo arquitetônico, em Poços e no Brasil. O próprio Pansini inaugurou este novo estilo aqui em Poços construindo vários chalés, tais como o chalé da Estação Mogiana, o antigo Balneário Pedro Botelho, o Chalé Frayha e o Chalé Procópio, entre outros.”
 
O Chalé Cristiano Osório foi adquirido pelo Instituto Moreira Sales em 1990, para sediar a Casa da Cultura, em 1992. Atualmente, no espaço funcionam uma galeria de arte do IMS, com exposição de fotos antigas de Poços, além do Rotina Café Galeria, localizados na Rua Aquidauana, 107 - Jardim dos Estados.


 
MAIS INFORMAÇÕES - O Projeto Turismo Educativo 60+ é uma iniciativa que visa resgatar e vivenciar fatos históricos, geográficos, econômicos, de saúde e ambientais relacionados ao turismo de Poços de Caldas. Isso é realizado por meio de visitas guiadas aos principais atrativos turísticos da cidade, coordenado pelo professor Dr. Flávio José Valente ([email protected]). A Unabem é um programa de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desenvolvido para a população acima de 60 anos, que visa promover atividades intelectuais com o objetivo de elevar a autoestima, a sociabilidade, além de desenvolver as capacidades cognitivas dos integrantes. São atividades gratuitas e abertas a toda comunidade. A coordenação do núcleo de Poços de Caldas é da professora Dra. Adriana Gavião B. Oliveira ([email protected]).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.