Brand-News Publicidade 1200x90
06/04/2023 às 16h50min - Atualizada em 06/04/2023 às 16h50min

IMS disponibiliza para download gratuito fotografias, gravuras, desenhos e pinturas de parte de seu acervo

FONTE: Mariana Tessitore - [email protected] - FOTO: Coleção Pedro Corrêa do Lago/ Acervo IMS
Vista de Botafogo e Pão de Açúcar, Rio de Janeiro. 1910 (circa). Autoria não identificada
c 
As imagens estão disponíveis em domínio público e podem ser baixadas no acervo online do IMS
 
O Instituto Moreira Salles acaba de disponibilizar para download gratuito parte de seu acervo fotográfico e iconográfico em domínio público. São cerca de 10.000 obras, entre fotografias, em maior quantidade, gravuras, desenhos e pinturas, produzidas entre o século XVI e as 3 primeiras décadas do século XX por nomes como Marc Ferrez, Georges Leuzinger, Revert Henrique Klumb, Augusto Malta, Charles Landseer, Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, J. Carlos e outros.

Entre os principais temas abordados, estão: paisagens naturais e urbanas; retratos; expedições; o trabalho forçado de pessoas escravizadas; povos indígenas; desenvolvimento urbano; arquitetura; manifestações populares; política e cartografia.

Muitas instituições nacionais e internacionais já disponibilizam parte de seus acervos em domínio público para download. Entre elas, é possível citar: Arquivo Nacional; Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp); Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP); Biblioteca Nacional; Museu de Arte de São Paulo (Masp); Museu Paulista; Pinacoteca de São Paulo; New York Public Library; Biblioteca do Congresso (EUA), Rijksmuseum (Holanda); a rede de museus Smithsonian; e o The Metropolitan Museum of Art de Nova York. Nesse sentido, o IMS também vem somando esforços para oferecer ao seu público arquivos de qualidade, sem burocracia, ampliando seus usos e difusão.

As imagens podem ser baixadas a partir do acervo online do IMS ou diretamente neste link. Após realizar sua pesquisa e selecionar a imagem disponível em domínio público, basta clicar no botão “Abrir” na parte superior direita da seleção e, na tela seguinte, clicar no botão “Download”, na parte superior esquerda da tela. É importante ressaltar a necessidade de colocar créditos nas imagens, citando o nome do autor seguido de “Acervo Instituto Moreira Salles”. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.