24/03/2023 às 15h17min - Atualizada em 24/03/2023 às 15h17min

São Paulo recebe festival internacional de dança, arte e cultura árabe em abril

FONTE: Gelse Montesso - Festival Internacional Mercado Persa - [email protected] - FOTO: Oguma Fotografia
c
A 29ª edição do Mercado Persa contará com a participação dos bailarinos Ana Botafogo e Jaime Arôxa, além do show do cantor sírio Tony Mouzayek

Acontece entre os dias 20 e 23 de abril, o festival internacional de dança, arte e cultura árabe, um dos maiores eventos de dança do mundo. O Mercado Persa reúne no WTC Events Center, em São Paulo, shows, competições, mostras de dança, workshops, desfiles e feira com produtos para música e dança. Em sua 29ª edição, o festival recebe este ano os bailarinos Ana Botafogo e Jaime Arôxa e terá o show do cantor Tony Mouzayek.
 
O Mercado Persa promove a arte da dança oriental árabe e recebeu em sua última edição mais de 8 mil pessoas, de todo o mundo, entre profissionais, praticantes e apreciadores. “É um festival que destaca, através da arte, a beleza da diversidade em um clima de confraternização e alegria, mas não se restringe somente a comunidade árabe ou profissionais da área. É para todos que gostam de dança e música”, diz Shalimar Mattar, idealizadora e organizadora do evento.

São mais de 1000 apresentações artísticas, entre espetáculos, mostras e competições em três dias de festival, com shows simultâneos e ininterruptos em três palcos. Competições em 40 categorias para crianças, jovens e adultos, amadores e profissionais, com destaque para as apresentações entre pais e filhos, pessoas da melhor idade e espaço inclusivo para projetos sociais.
 
Além de assistir aos shows e passear pela feira, os visitantes têm direito as aulas abertas e palestras de diferentes assuntos como Roda de Dabke; Musculação e Feminilidade - Desmistificando Crenças; A Transformação pessoal através do movimento; Egito, Geografia, Arte e Dança, entre outros. E podem colocar em prática os aprendizados nas pistas abertas de dança árabe a cigana, com banda ao vivo e professores à disposição.

Para quem busca se aprofundar ainda mais nas aulas e temas voltados a dança, o festival também oferece a opção de inscrição em workshops. Quem abre a programação, na sexta-feira (21/4), é a bailarina Ana Botafogo falando sobre como é a vida de uma bailarina, e o dançarino Jaime Arôxa ensina sobre salsa e zouk. Outros temas presentes são: Dança Folclórica Libanesa, Dança Cigana no Brasil, Dança Egípcia, Circle Dance, Técnicas para praticantes de Dança do Ventre etc. No sábado e domingo (22 e 23/4) o evento tem uma grade de workshops especializados a praticantes de dança do ventre. Clique aqui para acessar a programação completa de aulas.

Nas noites de sexta-feira (21) e sábado (22/4), a partir das 21h, os visitantes do Mercado Persa poderão conferir, respectivamente, o Espetáculo Folclore - o Poder do Conhecimento, e a apresentação do cantor sírio Tony Mouzayek, pioneiro da música árabe no Brasil, com o espetáculo Oásis.

O evento traz ainda desfiles de figurinos de luxos para palco e de roupas para aulas de dança e streetwear, confeccionados por estilistas especializados. Além de uma feira com mais de 50 expositores com objetos de decoração, acessórios e bijuterias, óleos essenciais, cristais, roupas para aulas de dança e fitness, figurinos para dança do ventre e dança cigana, perfumes, camisetas personalizadas, livros, véus e lenços em seda pintados à mão.

Clique aqui para mais informações sobre o Mercado Persa e de como adquirir seu ingresso.
 
SERVIÇO:
Mercado Persa
Data: De 20 a 23 de abril
Local: WTC Events Center (Hotel Sheraton) – Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo -- São Paulo (SP)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »