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23/03/2023 às 15h35min - Atualizada em 23/03/2023 às 15h35min

Contagem regressiva para o maior concurso gastronômico do país

FONTE: Angela Turda - FOTOS: Dreison Medeiros
“Barquinho sem rumo”, petisco do Bar do David, um dos participantes do Comida di Buteco
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Comida di Buteco traz ervas e especiarias como tema; Poços recebe o concurso entre 7 e 30 de abril
 
A partir do dia 7 de abril o Concurso Comida di Buteco chega a todas as regiões do Brasil, trazendo as ervas e especiarias para a mesa dos botecos - tema especial para a criação dos petiscos.
Em Poços de Caldas, o maior concurso gastronômico do país será realizado 7 a 30 de abril, com a participação de 23 estabelecimentos.
A 23ª edição do maior concurso do país - com o número recorde de 1 mil butecos participantes - acontecerá em 24 circuitos simultâneos, em todas as regiões do país, de Norte a Sul, em 50 cidades. Quatro novos circuitos irão compor o roteiro nacional do concurso: Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville.  
 
A HISTÓRIA - O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte (MG), como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e sua cozinha local.
Hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil. Desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL e já se consolidou como o maior concurso do gênero.
 
Ervas e especiarias: tema dessa edição
Com a intenção de desafiar ainda mais a criatividade dos butequeiros e promover a pesquisa culinária, desde 2007 o concurso, bienalmente, traz ingredientes ou temáticas para os cardápios.
O tema escolhido faz parte da história da humanidade e dos caminhos da culinária ao redor do mundo. As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.
 
Não é festival, é concurso... e como funciona:
Essa é a eleição do melhor buteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados têm que visitar os estabelecimentos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, o petisco (que leva 70% da nota), a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. O voto do júri vale 50% e do público 50%.
 
O perfil dos botecos escolhidos
O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “espontâneos”. O espontâneo é aquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família.
O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.
 
A transformação de vidas faz parte do cardápio
Pelo seu formato que envolve o público e gera uma visitação intensa nos estabelecimentos concorrentes, o Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento e contribuído para a manutenção desses locais num mercado tão concorrido e vulnerável.
 
Sua mecânica
Desde de 2016, é realizado em duas etapas: a primeira é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, é revelado o CAMPEÃO NACIONAL.
 
Desenvolvimento sócio-econômico e transformação de vidas
O concurso tem a missão - “Transformar vidas através da cozinha de raiz - Buteco extensão de sua casa”. 
Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, ele segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento socioeconômico.
Em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:
. +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos
. 900 mil votos
. 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso
. 10 milhões de alcance nas redes sociais
. 9 milhões de pageviews no site
. Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema
. 100 mil turistas presentes nos circuitos
. + de 8 mil empregos gerados
 
 Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
Poços de Caldas conta com os seguintes patrocinadores: Amstel, McCain, Frontera, Seara, Shandon e Santander.
Apoio: EPTV / Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, imprensa local e regional.
 
 
SERVIÇO:
Assessoria de imprensa e Coordenação local: Angela Turda
Coordenação Regional: Marina Chiment
Comida di Buteco Produções Gastronômicas Ltda.
Facebook: /comidadibuteco 
Instagram: _comidadibuteco 
Twitter: @_comidadibuteco 
E-mail: [email protected]
Site: www.comidadibuteco.com.br

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