Brand-News Publicidade 1200x90
13/03/2023 às 15h20min - Atualizada em 13/03/2023 às 15h20min

Últimas semanas: com acervos inéditos, exposição Memórias da Independência fica em cartaz no Museu do Ipiranga até 26 de março

FONTE: Conteúdo Comunicação - Luciano Pereira - [email protected] - FOTO: Divulgação
C 
Quem ainda não viu, tem que correr: a mostra Memórias da Independência, que inaugurou a nova sala expositiva do Museu do Ipiranga, fica em cartaz por mais duas semanas, até o dia 26 de março. A visitação é livre, sem necessidade de ingresso ou agendamento prévio, e a exposição fica no mesmo andar da bilheteria, à direita (Piso Jardim).
 
A mostra contempla cerca de 130 itens de 12 instituições, coleções particulares e do próprio Museu, relacionados à memória do processo de ruptura política entre Brasil e Portugal. São retratadas as celebrações de diversos eventos que contribuíram com a emancipação política do país, mostrando como a Independência do Brasil foi comemorada e lembrada ao longo de dois séculos.
 
A exposição discute ainda o protagonismo do grito do Ipiranga como marco absoluto da Independência e relembra diversos episódios, em vários pontos do território nacional, que contribuíram com a ruptura definitiva do Brasil com Portugal, como a Revolução Farroupilha e a Confederação do Equador. Com cerca de 900m², a nova sala expositiva é climatizada, permitindo o empréstimo de obras de outros acervos, como o carro com escultura da cabocla de 1846 utilizado no cortejo de 2 de julho, em Salvador (BA).
 
A curadoria é de Paulo César Garcez Marins, Maria Aparecida de Menezes Borrego e Jorge Pimentel Cintra, todos pertencentes ao quadro docente do museu, e a curadoria adjunta é de Márcia Eckert Miranda, Carlos Lima Junior e Michelli Cristine Scapol Monteiro. A mostra se vale de esculturas, pinturas, fotografias, estudos arquitetônicos e pictóricos, objetos decorativos, selos, desenhos, cartões-postais, discos, cartazes de filmes e charges para ilustrar o imaginário acerca desta efeméride no Brasil, evidenciando as disputas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador pelo protagonismo destas narrativas.
 
SERVIÇO:
Memórias da Independência
25/1 até 26/3/2023, na Sala de Exposições Temporárias (Piso Jardim)
 
Museu do Ipiranga
Terça a domingo, das 11h às 17h
Entrada gratuita - Não há necessidade de retirada de ingressos. A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada conforme a lotação do espaço, que será controlada mediante a distribuição de senhas
Rua dos Patriotas, nº 20

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.