09/03/2023 às 15h57min - Atualizada em 09/03/2023 às 15h57min

Estação Ferroviária Mogyana é visitada pelo Projeto Turismo Educativo 60+

FONTE E FOTO: Flávio José Valente
C 
Nesta última quarta-feira, dia 8 de março, a turma da Universidade Aberta para a Maturidade (Unabem) teve a oportunidade de realizar, dentro das atividades do Projeto Turismo Educativo 60+, mais uma visita guiada aos atrativos turísticos de Poços de Caldas, desta vez, à Estação Ferroviária Mogyana.
 
A turma Unabem foi gentilmente recebida na atual Estação pelo secretário de Turismo, Ricardo de Oliveira, e por Ailton Santana, mais conhecido como mestre Bucha.
Na ocasião, o secretário explanou sobre como estão as tratativas da possibilidade de reativação do “Trem Turístico” e dos entraves ainda encontrados. Já o mestre Bucha apresentou as instalações da Estação e discorreu sobre interessantes aspectos históricos deste importante atrativo turístico de nossa cidade.
 
A Estação Ferroviária Mogyana, ramal de Caldas, é um importante ícone turístico de Poços de Caldas. Foi inaugurada em 1886 pelo Imperador D. Pedro II e comitiva. A inauguração deste modal de transporte foi, sem dúvida, uma dos maiores marcos de desenvolvimento da cidade e que proporcionou, além de um grande fluxo de turistas, também a projeção nacional de Poços como um dos mais importante destinos turísticos do Brasil.
Infelizmente, desde a década de 1990 o trem para passageiros foi desativado, passando a funcionar apenas para cargas a partir da estação Bauxita, e seus trilhos foram retirados do centro da cidade por volta de 1998.
 
De acordo com o Prof. Flávio Valente, “uma cidade que não conhece sua história e não preserva seu patrimônio histórico, perde sua identidade e corre o risco de cometer os mesmos erros do passado.”
 
O Projeto Turismo Educativo 60+ é uma iniciativa do Prof. Flávio em parceria com o Programa de Extensão Unabem, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), coordenado pela Profª Adriana Oliveira.
Tanto o Projeto quanto o Programa são gratuitos e abertos a toda a comunidade 60+.
 
Para mais informações:
Prof. Adriana Gavião B. Oliveira: (35) 9 8811-7111 / [email protected]
Prof. Flávio José Valente: (35) 9 8874-5236 / [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »