08/03/2023 às 14h55min - Atualizada em 08/03/2023 às 14h55min

Biblioteca Centenário sedia bate-papo sobre processo de criação do livro “Habitar-se”

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTO: João Paulo Ferreira "Xuão"
c 
Evento integra as celebrações referentes ao Dia Internacional da Mulher
 
Dentro das celebrações do Mês da Mulher, a Biblioteca Municipal Centenário vai sediar o evento “Habitar-se: bate-papo sobre o processo de criação” no dia 16 de março, a partir das 18h30, com a participação das autoras Danielle Vilas Boas e Isabela Viana, além de Will Moreira, Évila dos Anjos e Sandra Ribeiro.
 
O livro tem um viés feminista que pretende, de modo intimista e sensível, levar ao público uma vivência singular e particular, percorrendo vários ambientes com fotografias dispostas entre objetos, cores e texturas variadas, além de diversos poemas. A proposta pretende oferecer um trabalho que evidencie a descoberta da mulher enquanto sua própria morada, exaltando o corpo feminino para além da objetificação de seus corpos.
 
À frente do projeto como escritora, Isabela Viana está no universo da arte desde sempre, na singularidade que se via diante do mundo, na dança e no olhar sonhador. A escrita apareceu no final da infância inicialmente em pequenos poemas e, depois, como parte de processos internos e desabafos. Todavia, foi somente em 2017 que se viu artista e também começou a atuar. Formada em Serviço Social, une a arte e as questões sociais em seus trabalhos, sem deixar de lado as utopias de sua sempre presente criança interior.
 
Também à frente do projeto como coautora está Dani Vilas Boas. Mineira, atriz, arte-educadora e poeta, é integrante da Cia. Nós de Teatro, graduanda em Artes Visuais e gestora de projetos culturais. De suas muitas facetas, a poesia foi - e ainda é -ferramenta de autoconhecimento, de expressão de identidade e de crítica social. Também foi sua porta de entrada no mundo das artes, o qual, por inúmeros motivos, só pode acessar tardiamente.
 
“Habitar-se” tem no seu time de realizadores uma equipe multicultural: Will Moreira (revisão), Gilbão Leeu (projeto gráfico e diagramação: design criativo e capa), Sandra Ribeiro (fotografia), Évila dos Anjos (direção de fotografia), Danielle Vilas Bôas (criação e produção), Isabela Viana (criação e produção), João Paulo Ferreira “Xuão” (mídias digitais) e Chiara Carvalho (gestão cultural).
 
A publicação do livro foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, tendo como incentivadora a empresa Emsere Construções, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e da Carvalho Agência Cultural. Além disso, parte do investimento na tiragem das impressões é feita de modo independente, com recursos próprios.
 
SERVIÇO:
“Habitar-se: bate-papo sobre o processo de criação”
Data:
16 de março
Horário: 18h30
Local: Biblioteca Centenário (Espaço Cultural da Urca - Praça Getúlio Vargas s/n - Centro).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »