Brand-News Publicidade 1200x90
27/02/2023 às 15h52min - Atualizada em 27/02/2023 às 15h52min

Pinacoteca de São Paulo abre novo edifício com mostra de Haegue Yang

FONTE E FOTO: Imprensa Pinacoteca de São Paulo - [email protected]
Haegue Yang, Alien Colloquial [Estrangeiro Coloquial], 2022 (detalhe do estudo)
C 
Exposição Quase Coloquial inaugura a Galeria Praça, na Pinacoteca Contemporânea, a partir de 4 de março; na mostra, artista sul-coreana apresenta trabalho em forte diálogo com a história da arte brasileira
 
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura seu novo edifício, a Pinacoteca Contemporânea, com a primeira grande mostra da artista sul-coreana Haegue Yang (1971) na América Latina. Destaque no cenário internacional de arte contemporânea, Yang estará na Galeria Praça com a exposição Quase Coloquial, a partir de 4 de março. Com curadoria de Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, a mostra consiste em cinco grupos de trabalhos distintos, em suportes diversos, com base em larga pesquisa conceitual da artista reconhecida pela prática que passa por esculturas, instalações, obras em papel, fotografia, vídeo e escrita.
 
Haegue Yang combina e faz referência a elementos diversos, especialmente objetos fabricados industrialmente com itens cotidianos. De varais de roupas a sinos, venezianas a luzes, colagens a textos, a artista, em uma linguagem própria, busca libertar os objetos de sua rigidez e limitação. Desde o início da sua carreira, em meados dos anos 90, trabalha trazendo peças do espaço privado e doméstico para a esfera pública, não motivada pelo ato de deslocamento, mas interessada sobretudo no efeito estético.
 
O termo “quase”, no título da exposição, Quase Coloquial, poderia ser interpretado como algo que é parecido com o original, ainda que não seja igual. Inserido no título de diversos trabalhos da artista, o termo “quase” tem o poder de se opor a uma confiança absoluta ou dependência em categorizações como original, central, importante ou dominante. Ainda que o termo “coloquial” tenha uma definição aparentemente conhecida, ele pode adquirir um significado diferente dependendo do contexto. A artista se entende como alguém operando como parte de uma diáspora, em um processo contínuo. Para ela, a mostra é uma oportunidade para aprender mais sobre o espaço expositivo, e para reconhecer de forma sincera e potente o seu lugar de fora. Ela pode nunca falar um idioma de uma maneira coloquial, mas a noção de coloquial adquiriu um novo sentido em sua vida artística, em sua incansável investigação sobre um entendimento coletivo sobre forma, funcionalidade e racionalidade.
 
A exposição reúne peças de destaque, como as cinco esculturas geométricas feitas de venezianas, um material recorrente na produção de Yang desde 2006. As obras na Pinacoteca são intituladas Stacked Corners [Cantos Empilhados], e fazem referência à obra Espaços Virtuais: Cantos, do artista brasileiro Cildo Meireles (1948). As esculturas expostas na Galeria Praça são suspensas, sendo três motorizadas, que giram em cima do espectador, e duas estáticas. A noção de movimento tem sido um dos interesses centrais no trabalho de Yang, seja um movimento real ou potencial; seja sugerindo uma dimensão política ou social. Todas as esculturas de Stacked Corners apresentam cores como o violeta, verde, azul e o laranja, prestando homenagem à arquitetura modernista popular do Brasil. As obras complementam a parede pintada com pó xadrez vermelho que remete à construção vernacular brasileira.
 
A mostra conta também com a obra Mesmerizing Mesh [Malha hipnotizante] (2021), que tem sua ideia central construída a partir de orientações espirituais contra autoritárias, como o xamanismo. Duas obras textuais de Yang completam a mostra: Uma cronologia de dispersão fundida - Duras e Yun (2018) e Uma cronologia de dispersão fundida - Duras e Orwell (2021).
 
A exposição tem patrocínio de B3 - A bolsa do Brasil, na cota Platinum, e da Verde Asset Management, na cota Prata.
 
SERVIÇO:
Quase Coloquial: 04.03.2023 a 28.05.2023
Pinacoteca Contemporânea - Galeria Praça
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h
Ingresso: Inteira, R$ 20,00 - meia: R$ 10,00
Nos primeiros 30 dias, a entrada para visitação das exposições não será cobrada

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.