22/02/2023 às 15h50min - Atualizada em 22/02/2023 às 15h50min
35 anos de grunge
FONTE: Rodrigo Lee - FOTO: Reprodução
C
Seattle, a cidade que deu ao mundo Jimi Hendrix, Heart e Queensryche, foi responsável por abrigar o derradeiro movimento musical acontecido nas últimas décadas que deu realmente um certo fôlego ao Rock n’ Roll. O marco inicial do grunge se deu em 1988, quando do lançamento de ‘Superfuzz Bigmuff’ do Mudhoney. Nessa época, outros grupos como Green River, Mother Love Bone e Temple of The Dog despontaram e abriram passagem para que novas bandas aparecessem e dessem seguimento a uma necessidade de fazer um som muito influenciado por punk, hardcore e heavy metal.
Porém, sem dúvida, o maior expoente do grunge veio de uma cidade vizinha à Seattle, chamada Aberdeen, e atende pelo nome Nirvana, que soltou seu primeiro disco ‘Bleach’, em 1989. Todos esses grupos tinham seus, na época, LP’s soltos no mercado americano pela Sub Pop, uma gravadora independente que com o tempo abriu espaço para novos estilos.
O estouro mundial, via MTV, aconteceu quase três anos depois com o triunvirato Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam. O Nirvana deu ao mundo o hino de toda uma geração: Smells Like Teen Spirit, do premiadíssimo disco ‘Nevermind’ (1991). O Alice in Chains sempre se caracterizou por um clima meio down, mas sempre frequentou as paradas e vendeu muitos discos. O Pearl Jam, surgido das cinzas do Mother Love Bone, resiste até os dias atuais, gravando e lançando discos quase regularmente. Outros nomes se destacaram, como: Tad, Melvins e Soundgarden. Esse último, aos poucos se desligou do estilo e se firmou no meio da década de 90 quase como uma banda de metal.
O movimento grunge tinha em sua vestimenta algumas características muito próprias, que eram as camisas de flanela, jeans surrados e rasgados, botas pesadas e, em certas ocasiões, boinas de lã. Muito disso se deve ao clima frio da região. A maneira de vestir desse pessoal também os remetia ao movimento punk, que com uma diferença de dez anos também revolucionou a moda urbana.
De tudo o que aconteceu na região de Seattle há 35 anos, restou o Mudhoney, Pearl Jam e Alice in Chains. Muito pouco para um movimento de tal relevância. Que possamos em breve presenciar novos levantes musicais de tal monta. Long live grunge!
DISCOGRAFIA SUGERIDA:
Mudhoney - Superfuzz Bigmuff (1988)
Nirvana - Nevermind (1991)
Pearl Jam - Ten (1991)
Soundgarden - Badmotorfinger (1991)
Alice in Chains - Dirt (1992)
FILMES SUGERIDOS:
Singles - Vida de Solteiro (1992)
Pearl Jam - Twenty (2011)
Por Rodrigo Lee - Músico e produtor cultural