Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
15/02/2023 às 15h50min - Atualizada em 15/02/2023 às 15h50min

Estudo da ABF faz retrato das 50 Maiores Redes de Franquia por Unidades no Brasil e traz novo líder

FONTE: DFREIRE Comunicação e Negócios - Denise Aleluia - [email protected] - FOTOS: Reprodução Google / Divulgação
Rede Cacau Show chega ao 1º lugar da lista pela primeira vez, com variação positiva de mais de 30% no número de operações, seguida de O Boticário; 20 redes compõem o seleto grupo das marcas com mais de 1.000 franquias e 14 ingressaram no estudo deste ano
 
Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Unidade realizado pela ABF - Associação Brasileira de Franchising aponta movimentações importantes e como as redes mantiveram sua expansão em um ano de forte recuperação do setor. O levantamento deste ano traz uma novidade: a rede Cacau Show (Alimentação) alcançou o primeiro lugar da lista pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada, com 3.763 operações no ano passado contra 2.827 no período anterior, uma variação positiva de 33,1%, a maior entre as Top 10 do ranking das 50 Maiores Franquias. Mantendo um acelerado ritmo de expansão e adotando novas estratégias, como um modelo de negócio de menor investimento, a fabricante de chocolates já vinha em trajetória de crescimento nos últimos levantamentos. O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) vem em segundo lugar, com 3.687 unidades ante 3.652 no período pesquisado e variação de 1%. Já o McDonald’s (Alimentação - Food Service) se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias no ano passado contra 2.585 em 2021 e 0,4% de variação.
 
A lista é completada pelas redes Colchões Ortobom (Casa e Construção), que subiu do quinto para o quarto lugar. Na quinta posição está a Odontocompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que avançou do 12º lugar, de 1.631 para 1.998 unidades. Em seguida figura a Subway (Alimentação - Food Service), que subiu do sétimo para o sexto lugar e somou 1.861 operações. A sétima posição é ocupada pela AM/PM (Alimentação - Comércio e Distribuição), que totalizou 1.774 unidades. A Seguralta - Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios) ocupa o 8º lugar, tendo subido uma posição, com 1.755 operações. A rede Lubrax+ (Serviços Automotivos) também subiu uma colocação, figurando em 9º, com 1.711 unidades. E a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) completa as Top 10, tendo avançado do 14º lugar, com 1.460 franquias.
 

 
10 MAIORES MICROFRANQUIAS NO BRASIL POR NÚMERO DE UNIDADES (2022)
 
O predomínio entre as Top 10, portanto, se manteve dentre as marcas do segmento de Alimentação, igualmente com quatro delas, como no levantamento do ano passado. A seguir figuram as de Saúde, Beleza e Bem-Estar (três), e uma representante dos segmentos de Casa e Construção, Serviços e Outros Negócios, e Serviços Automotivos.
 
De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “o estudo das 50 Maiores deste ano traz muitas movimentações importantes, começando com o novo líder. Embora tenha crescido a participação de redes de Alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada. Por fim, entendemos que a implantação de novos modelos de negócio para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes.”
 
O levantamento da ABF envolve exclusivamente marcas associadas, é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. O sistema audita eletronicamente essas informações por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados. A exemplo do que ocorreu em 2022, o ranking deste ano envolve 52 marcas em virtude do empate em duas posições (na 30ª e na 46ª). O levantamento revelou também que do total de 52 redes, 16 contam com 1.000 ou mais unidades, somando juntas 50.921 operações ante 48.040 na edição anterior, um crescimento de 6%. Para observar mais de perto o segmento de microfranquias - que vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos - e as características de seu modelo de negócios, a ABF optou por retomar o Ranking das 10 Maiores Microfranquias por Unidades de forma separada. De acordo com a ABF, são classificados como Microfranquias os modelos de negócio com investimento inicial até R$ 105 mil.
 
Outro ponto de destaque do estudo é o fato de que dentre as marcas participantes, há várias com capital aberto, a exemplo de Arezzo, Burger King Brasil, CVC Brasil, Espaçolaser, Hering Store, Localiza, Lubrax+ e McDonald’s. “Trata-se de uma presença expressiva que mostra o potencial do setor e aponta mais um caminho de acesso a capital e de desenvolvimento para as franquias, além de ser também um sinal do interesse por parte dos investidores por ativos com este perfil”, observa o presidente da ABF.
 
Segmentos, formatos e tempo como franqueadora
Neste ano, o retrato das 50 Maiores traz uma predominância de Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) com 36% de participação, seguido de Serviços Automotivos (15%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (13%). O formato loja predomina com 92%; 75% das marcas têm mais de 10 anos como franqueadora; 88% são sediadas no Sudeste e 44 são brasileiras.
 
10 Maiores Microfranquias por Número de Unidades
Para continuar aprimorando seu monitoramento do mercado de franquias brasileiro, a ABF optou este ano por retomar a sua lista separada de maiores microfranquias. Isso foi feito para acompanhar mais de perto o expressivo crescimento deste segmento e as características de suas operações.
 
O estudo das Top 10 Microfranquias no Brasil 2022 traz a rede Gazin Semijoias (Moda) na liderança do ranking e que teve variação positiva de 51%, saltando de 2.083 para 3.138 operações. Em segundo lugar, a Prudential (Serviços e Outros Negócios), passou de 1.646 operações para 1.907, e a rede Kumon (Educação) vem logo a seguir, em terceiro lugar, com 1.550 unidades.
 
Seguindo a lista, temos a Market4U (4º, estreando), a Acqio (5º) e a Credfácil (6º, também pela primeira vez), todas do segmento de Serviços e Outros Negócios. A marca CEOPAG (Serviços e Outros Negócios) voltou ao ranking no 7º lugar, com 83% de variação. Na 8ª posição está a rede +Ágil (Serviços e Outros Negócios), que manteve seu volume de operações estável. Outra estreante, a Touti (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 9º lugar, apresentou variação positiva de 84%. Fechando a lista está a Clube Turismo, com 535 unidades.
 
Para a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, “o levantamento das Top 10 Microfranquias no Brasil demonstra, como já apontavam outros estudos da ABF, que os modelos de menor investimento vêm crescendo de forma acelerada, tendo como destaque operações virtuais e home based, mas não exclusivamente. Além disso, podemos observar também que outros mercados continuam a ver no franchising uma plataforma eficiente e ágil para expandir seus negócios.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.