10/02/2023 às 15h55min - Atualizada em 10/02/2023 às 15h55min

Instituto Moreira Salles de Poços, cadê a literatura?

FONTE E FOTO: Chico Lopes
Já tivemos tempos muito bons para a Literatura em Poços, e um dos mais brilhantes foi aquele em que o Instituto Moreira Salles trazia escritores famosos à cidade, lançando até CDs com suas palestras, no programa “O escritor por ele mesmo”.
 
Participei (e outras tantas pessoas participaram) daquelas palestras e fui conhecendo de perto as ideias de gente como C. Heitor Cony, Roberto Drummond, Moacyr Scliar, Loyola Brandão, Ana Miranda e outros. Além disso, a revista de Literatura Brasileira, editada naqueles tempos, trazia ótimas e detalhadas entrevistas com escritores, além de análises aprofundadas de suas obras.
 
Cadê a Literatura? O IMS fez uma opção pela Fotografia, o Cinema, e parece ter decidido ignorar a Literatura em favor de uma era exclusiva de imagens. Um clube de leitores que havia foi desativado e nem se fala em seu retorno. Sem Literatura a Cultura pode-se tornar um grande deserto. É um senhor empobrecimento.
 
Não reclamo sozinho. Muitos dos meus amigos notaram essa lacuna, que esperamos que venha a ser preenchida. Empurrar a Literatura para a velha condição de "prima pobre das artes" é péssimo.


 
Por Chico Lopes - escritor

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.